domingo, 31 de março de 2013

Ovos de Páscoa: conclusão




Após mais uns quantos desenhos, ficaram prontos os ovinhos de Páscoa cá da casa que aqui partilho, com votos de um bom dia de Páscoa para todos.

Modo de preparação:

consultar o video aqui

sábado, 30 de março de 2013

Cada um é para o que nasce






Há uns dias atrás pubiquei um post a dizer que cá por casa iamos começar uma nova tradição: pintar ovos para a Páscoa. Vi uns videos no you tube, comprei os materiais todos preparei tudo direitinho entusiasmei o meu pequenote e ele convenceu o pai e pronto lá fomos nós pintar ovos. Mas claro que devia ter percebido que a coisa ia sobrar para mim, porque ao fim de pouco tempo o meu filho desistiu. Depois a tinta demorou a secar muito tempo (coisa que eu não tinha prestado atenção nos videos). Para acaba-los, depois de jantar lá voltei eu aos ovos e aí é que foram elas, porque eu tinha pensado em fazer desenhos pequeninos e delicados, mas concluí que não tinha pensado nada em concreto e que não me apetecia estar com aqueles pormenores todos às tantas da noite. Resumindo fiz metade e a outra metade fica para amanhã de manhã (ainda vou ter de desenhar o que quero porque não dá para fazer experiências no ovo).

Pelo meio comecei a pensar realmente cada um é para o que nasce e eu não nasci para os trabalhos manuais. A próxima tradição terá de ser alguma coisa mais de acordo com os meus dotes naturais.

sexta-feira, 29 de março de 2013

De como o jantar de Sexta-feira Santa me fez recordar as minhas férias no Algarve




Tudo começou um destes dias quando fui à peixaria comprar umas argolas de lulas. A D. Soledade, a peixeira, sugeriu-me que fizesse uns calamares porque ficavam muito bons.

Sorri-lhe e concordei com ela dizendo: nem me diga nada, com umas gotinhas de limão por cima então é que é, mas aquilo que eu não lhe disse é que comidos numa esplanada em Espanha num final da tarde de Verão ainda melhor.

Mas depois tudo se desvaneceu, as argolas foram para o congelador e as memórias das férias para uma das gavetas do meu cérebro.

Foi só quando comecei a preparar o jantar de sexta-feira Santa, uma caldeirada, porque a dieta não permitia os calamares, que de repente a dita gavetinha se abriu e saltou de lá a lembrança dos lanches numa qualquer esplanada em Ayamonte e a seguir a esta mais uma, as areias quentes da praia da Manta Rota, onde fiz férias durante mais de dez anos com a familia e os amigos. Recordei com  saudade aqueles tempos simples e felizes e foi assim que fui saltando de lembrança em lembrança sempre envoltas naquele calor quente do sul, o cheiro do mar, mas também da terra, das figueiras, da alfarroba e que bem que me soube voltar lá. Asim que a caldeirada foi para o lume e o seu cheiro começou a espalhar-se, a ultima lembrança: as excelentes caldeiradas e outros petiscos que por lá degustei.

Depois regressei ao presente, com a certeza que vão acontecer novas viagens ao passado.

Para os dias de chuva e trapalhadas alheias, a resposta é música e mais música







Hoje acordei com a persiana do quarto a bater  fustigada pelo vento e pela chuva. Tomei o pequeno-almoço a pensar, o dia vai estar mesmo assim, afinal sempre eram verdadeiros os avisos amarelos da meteorologia (costumo fazer de conta que não os ouço ou leio, para que a esperança não termine logo ali).

E à medida que me fui arranjando, fui pensando para mim própria, o dia até pode estar mau, mas os teus estão bem e isso é o que realmente importa, e assim deixei que uma pequena luz entrasse cá dentro e que se fosse expandindo e aquecendo e abrigando-me da chuva, qual guarda-chuva grande.

Saí e consegui fazer uma viagem calma até ao trabalho com muito pouco trânsito e por isso a luz continuou a aquecer-me e a abrigar-me. 

Ao deparar-me com as atribulações alheias, que apesar de não serem minhas me iam começar a afetar indiretamente, tive uma reação imediata: recuso-me a perder esta luz interior, este calor, esta paz, por isso coloquei música a entrar-me pela cabeça a jorros e a criar a barreira sonora necessária e assim sobrevivi a um dia de mau tempo e de maus humores alheios.

Um truque simples que pode e deve ser usado sempre que necessário. Porque dos meus problemas trato eu, os dos outros, eles que lidem, mas sem me atropelarem pelo meio.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Maria João Bastos e a sua Liliane Marise




Deixem-me aqui prestar uma homenagem à atriz Maria joão Bastos, de quem gosto de acompanhar a carreira, que tem sido felizmente auspiciosa. A prova-lo está a sua mais recente personagem a cantora "pimba" Liliane Marise. Uma caricatura de tantas cantoras da moda (não para mim, mas para um numero bastante considerável de pessoas) muito bem conseguida. A transformação da atriz nesta personagem conta não só com todo o trabalho de caraterização que é de si notável, mas muito da dedicação e empenho da Maria João Bastos que se entregou de corpo e alma ao papel mais desafiante da sua carreira até ao momento  e que tenho a certeza vai ficar no imaginário de todos nós.




 

Noção do ridiculo: a falta que isso faz a muitas pessoas





Desta vez venho falar-vos sobre as pessoas que não têm noção do ridículo e que me conseguem deixar completamente perplexa com as suas atitudes, forma de estar e  de se vestir.

Ao longo da vida todos nós nos vamos deparando com espécimes destes. Ou porque nos cruzamos com eles na rua e as suas indumentárias são tão ridículas que até provocam sorrisos cúmplices e revirar de olhos entre nós e os outros transeuntes que connosco se cruzam naquele momento. Ou porque lidamos com eles profissionalmente ou em convívio social ou mesmo familiar.

Quem são então estas pessoas? Daquilo que me foi permitido analisar, percebi que sofrem todas de uma necessidade absoluta de atenção. As causas que conduziram a essa necessidade são as mais diversas: desde precisarem desesperadamente de companhia masculina ou feminina, a não terem recebido atenção em crianças, ou terem-na recebido em excesso, a terem sido rejeitadas/os e não terem dado a volta por cima. Sofrem de complexos de superioridade ou no outro oposto da inferioridade. Outro exemplo terem o que eu denomino de "Síndrome do Tio Patinhas" (avarentos).

Uma coisa é certa, ninguém que se presta ao ridículo fá-lo de forma consciente. Como a mioleira está desregulada à conta de um dos problemas atrás mencionados distorce a realidade e aquilo que aos olhos dos outros são comportamentos estranhos, esquisitos, são para o próprio perfeitamente normais e lógicos.

E sim a questão da escolha da roupa não se limita a ser uma cópia de algum "modelito" visto num "ídolo" qualquer, é mesmo uma identificação do sujeito com a referência que conhece e de quem está a copiar algo.

Apesar de tudo que atrás eu explanei a verdade verdadinha é que eu fico de "queixo caído" quando estou perante estas pessoas e às vezes fico mesmo desconcertada ante tamanho contra-senso, outras dá para soltar umas boas gargalhadas.






Citações: Wystan Hugh Auden





A minha sincera homenagem a quem perdeu o amor da sua vida

"Stop all the clocks, cut off the telephone,
Prevent the dog from barking with a juicy bone,
Silence the pianos and with muffled drum
Bring out the coffin, let the mourners come.

Let aeroplanes circle moaning overhead

Scribbling on the sky the message He Is Dead,
Put crepe bows round the white necks of the public doves,
Let the traffic policemen wear black cotton gloves.

He was my North, my South, my East and West,

My working week and my Sunday rest,
My noon, my midnight, my talk, my song;
I thought that love would last for ever: I was wrong.

The stars are not wanted now: put out every one;

Pack up the moon and dismantle the sun;
Pour away the ocean and sweep up the wood.
For nothing now can ever come to any good."


from
Wystan Hugh Auden

quarta-feira, 27 de março de 2013

Receita: Molotof com creme de gemas





Uma receita muito boa para a próxima Páscoa.

Ingredientes para o Molotof:

- 7 claras
- 7 colheres de sopa de açucar
- caramelo liquido (+/- 3 colheres de sopa)

Ingredientes para o creme de gemas:

- 7 gemas
- 4 colheres de sopa de açucar (para não ficar muito doce)
- 7 colheres de sopa de leite

Preparação:

Começar por pré-aquecer o forno a 180º durante 10 minutos, de seguida colocar um tabuleiro com água.

A seguir batem-se as claras em castelo firme colocando sem deixar de bater as colheres de sopa de açucar uma a uma.

Acrescentar o caramelo liquído tendo o cuidado de incorpar bem para que fique o creme de cor acastanhada por igual.

Coloca-se este creme de claras no forma com buraco meio previamente untada com manteiga.

A forma deve ser colocada dentro do tabuleiro com água que está no forno. Vai a cozer durante exatamente 8 minutos, desligando-se o forno e abrindo a porta do forno para repousar um pouco o Molotof.

De seguida prepara-se então o creme de gemas da seguinte forma:

Num tacho deitam-se as gemas, o açucar e as colheres de leite. Mistura-se bem e vai ao lume a engrossar um pouco.

Desenforma-se o Molotof num prato de vidro com cuidado, deixa-se arrefecer e quando o creme de gemas também estiver frio cobre-se o Molotof.  Pode acrescentar amendoa laminada

Colocar no firgorifico e servir fresco.

Bon appétit




 

Citações : Destiny










"It is said some lives are linked across time connected by an ancient calling that echoes though the ages"

Destiny


in Prince of Persia

terça-feira, 26 de março de 2013

Escolhas de beleza: sugestões para o rosto para Abril























Convosco vou partilhar alguns dos meus produtos preferidos no que à beleza concerne. 

Para o primeiro post escolhi os meus eleitos para o rosto:

Começo por esclarecer que procuro aconselhamento profissional, tanto no serviço de Dermocosmética, que muitas farmácias e para-farmácias oferecem, como recorrendo às técnicas de vendas das lojas da especialidade e claro às profissionais dos gabinetes de estética, porque tenho uma pele muito reativa, sensível e fina que por vezes já tem baralhado a cabeça a muito boa gente.

Limpeza:

Bioderma Sensibio H2O Solução Micelar

Sephora Eau Micellaire Démaquillante

Sephora Lotion tonique très tonique

Anne Möller sensitive eau micellaire 3 en 1

Anne Möller Lotion Douce Tonifiante

Caudalie: Leite desmaquilhante suave

Caudalie Loção tónica Hidratante

Desmaquilhantes de olhos: 

Sephora Super Démaquillant Yeux 

 Douglas desmaquilhante de olhos bifásico 

Esfoliantes:

Vichy Purete Thermale Desmaquilhante integral 3 em 1

Galenic Argane esfoliante suave com sabão negro 

Hidratação e combate às rugas e flacidez:

Lancôme Hydra Zen Neurocalm 

Galénic Ophycée de dia e de noite

Anne Möller sensitive áge retard

Séruns:

Lancôme Génifique 

L' Oreal Revitalift Total Repair 10 

Contorno dos olhos: 

Vichy Liftactiv Serum 10
 

A maquilhagem fica para um novo post que este já vai um bocado extenso.

Frases do dia









São duas as frases do dia de hoje. Foram-me ditas muitas vezes ao longo da minha adolescência, mas por ser um bocado pateta e ingénua nessa altura, só mais tarde soube dar-lhes do devido valor.


"Nas costas dos outros lês as tuas".

"Guarda o melhor para ti"

Numa era onde uma grande percentagem das pessoas expõe a sua vida privada em qualquer lugar faz cada vez mais sentido ter juizinho e seguir conselhos como estes.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Ovos de Páscoa pintados: uma nova tradição familar










Pois é, este ano o meu filho completou 5 anos e por isso quero começar com ele algumas tradições que espero possamos manter por muitos anos, como se quer nestas coisas.

A primeira do ano vão ser os tradicionais ovos pintados da Páscoa. São baratos, permitem dar largas à imaginação, são lembranças únicas para oferecermos em família e a alguns amigos mais chegados.

Aqui vai um breve resumo da história dos Ovos pintados, baseada num texto da Associação Internacional de Direito Pontifício.

Na Ucrânia a tradição de se oferecer ovos pintados é anterior à  era cristã e os motivos pintados estavam relacionados com a natureza e eram oferecidos usualmente na Primavera. Esta forma de arte designa-se por pysanka.

Na Rússia corria o ano de 1895 quando o czar Alexandre III ofereceu à czarina uma magnifica joia; um ovo feito em ouro pela mão do joalheiro de São Petersburgo: Peter Karl Fabergé. Nos anos seguintes foram sendo sempre criados estes magníficos ovos, num total de 56.

Ligação da oferta de ovos pintados ao cristianismo:
 
Durante a Idade Média a Igreja Católica tinha como uma das suas principais preocupações ampliar o numero do fieis e por isso foi adotando alguns costumes pagãos já bastante enraizados nas culturas e que não ferissem a doutrina, nem os bons costumes da época. Nos quais se incluíram os ovos pintados com o rosto de Nossa Senhora e de Jesus Cristo. O símbolo está naturalmente associado à morte e ressurreição de Cristo, porque o ovo que está aparentemente morto contém dentro de si uma vida que surge repentinamente.

Num outro post vou explicar direitinho como fazer estes ovos, porque é uma boa maneira de se entreter os mais pequenos, mas também os crescidos, que assim têm uma boa desculpa para brincar.






Frase do dia: African Proverb







Hoje comecei o meu dia de trabalho a ler este provérbio africano, mas que é válido em todo o mundo.

"If You want to go fast, go alone. If you want to go far, go together".

Boa segunda-feira!

sábado, 23 de março de 2013

Leitura recomendada: a ver se nos entendemos...








O livro que aqui vos mostro foi-me indicado há cerca de um ano, por uma pessoa que muito estimo e que teve um casamento de 40 anos, com tudo a que se tem direito num relacionamento de uma vida.

Querem saber se opera milagres? Não, os bons ou os maus relacionamentos dependem das duas pessoas que compõem o casal e da disposição que ambas vão ter de ter para aguentarem o "barco" e levarem-no até ao fim da viagem.

O que este livro demonstra é uma coisa tão simples e básica e que no entanto não é de fácil compreensão: Homens e mulheres são diferentes na sua essência, porque a natureza os dotou de capacidades inatas distintas para não só, poderem sobreviver, mas também para se relacionarem entre si e em comunidade. As diferenças que tantas vezes nos afastam, deviam antes ser vistas como complementares e motivo de união.

"Para lhe provar o seu amor, ele trepou  às mais altas montanhas, mergulhou nos mares profundos e atravessou os desertos mais áridos. Apesar disso, ela foi-se embora: ele nunca estava em casa"

O masculino e o feminino não são iguais, e é na diferença que está a complementaridade.


Boas leituras

Encontrar o profissional certo: tão dificil como encontrar uma agulha num palheiro






A proliferação na ultima década de cabeleireiros, centros de estética, SPA's e o que mais lhe quiserem chamar alargou e em muito a oferta existente para estas áreas, no entanto o aumento da oferta não tem uma relação direta com a qualidade nos serviços prestados.

Eu sou utilizadora regular destes serviços há quase 20 anos e tenho-vos a dizer que nos últimos 8 anos tenho variado mais vezes de profissionais do que gostaria (ao ponto de receber uns "raspanetes" do meu mais que tudo que está farto de me ver deprimida e com mau astral no regresso a casa de uma dessas incursões).

Provavelmente não sou a única, aliás tenho quase a certeza que muitas de vocês se revêm na discrição atrás feita. Por isso mesmo decidi partilhar convosco aquilo o que, após anos de experimentação e investigação concluí.

Há questões transversais que devem ser sempre levadas em conta independentemente do serviço que procuramos: estética, cabeleireiro, tratamentos de SPA, etc.

Nem sempre o mais caro significa o melhor serviço, como nem sempre o barato é a melhor opção. Já tive más experiências em ambos os casos. Por isso o que importa mesmo é o profissional em si.

Vamos identificar os sinais de alerta:

Experiência profissional: por muito boa vontade, muito empenho que o profissional tenha se está no inicio de carreira o "calo" ainda não está ganho. Se quer experimentar coragem, mas lembre-se que está a servir no treino do outro e os riscos de alguma coisa dar para o torto são maiores. Quero aqui ressalvar (antes que me atirem com uns quantos impropérios) que nem todos os novatos fazem asneiras, apenas que a percentagem de as mesmas ocorrerem é maior.

E aqui já todas estão a pensar, bem da próxima vez vou perguntar há quantos anos exercem: Wrong!

Pois é, a experiência traz o dito "calo", mas nem sempre isso se traduz num serviço 100% garantido. Há vários motivos para que tal fenómeno aconteça, passo a citar aqueles que me ocorreram com maior frequência:

Todos nós temos maior ou menor capacidade para a execução de determinadas tarefas e devemos estar conscientes disso nas decisões que tomamos. Ora se eu não tenho voz para cantar, tentar carreira nessa área não será a melhor opção. O mesmo acontece em cabeleireiros, esteticistas, massagistas, etc e tal. E é por isso mesmo que se podem passar anos nestas carreiras a fazer o mesmo todos os dias, e as falhas continuam a  acontecer umas atrás das outras. Ter "queda", vocação, uma capacidade inata é fundamental. Isto é visível aos olhos da cliente porque perante alguém que esteja nesta categoria vamos com toda a certeza dar conta.

Ditadorzeca (o): a mania de que eu é que sou bom e eu é que sei o que é melhor para a minha cliente (apesar de nunca a ter visto na minha vidinha) e quero eu lá saber do que ela(e) me está para ali a dizer ou a pedir. Há pois é, em certo tipo de profissonais quanto mais experiência, mais gabarolice, e isso faz com que diexem de escutar o que a cliente lhe quer dizer ou pedir. Nada pior do que estar a tentar pedir para não nos escalarem em excesso o cabelo porque senão fica uma "tripa" ou a dizer por favor não me faça isso, porque a minha pele vai ter um ataque de fúria e eu vou ficar com a cara num "8" e as respostas serem: isso é o que a menina pensa, assim é que o cabelo fica com volume e esta cera é ótima e não faz reação. E lá vou eu para casa a chorar e a rezar aos santinhos para que a alergia passe rapidinho, o cabelo cresça milagrosamente e a rogar muitas pragas mentais à criatura que cometeu semelhante ataque contra mim.

Interesse comercial: para manter o estabelecimento aberto há que dar dicas deste género, olhe que este corte para manter precisa de cá vir de 2 em 2 meses (eu quero deixar crescer o meu desgraçado cabelo e se cortar com esta assiduidade nunca mais sai do sitio). Ou a depilação que é feita de maneira a que os pêlos cresçam à velocidade da luz (sim há técnicas para isso). Ou o tratamento que tem de ser semanal, porque senão não faz efeito.

Por fim, os bonzinhos, aqueles que tudo fazem para agradar a(o) cliente e acabam a não fazer nada de jeito. Ai é assim que quer, muito bem vamos fazer assim que lhe vai ficar a "matar". No final se não gostamos e às vezes ainda ouvimos: olhe é impressão sua, vai ver que se vai habituar (não não vou). Para a próxima corrigimos e fazemos "assado".

Após este levantamento fica mais claro perceber o que se espera de um bom profissional é que domine a sua área de trabalho, que nos sirva como guia e conselheiro, mas que para tal escute primeiro aquilo que a cliente pretende. Se houver algo que não concorde, será aconselhável expôr o seu ponto de vista baseando-se nos seus  conhecimentos profissionais, mas fazê-lo antes de executar o trabalho, porque depois já pode ser tarde e o mal estar feito.

Por isso se já encontraram os vossos profissionais de eleição mantenham-nos, porque como se diz na gíria "em equipa que ganha não se mexe". Se não, continuem a vossa demanda e espero que este meu texto vos ajude a separar mais facilmente o trigo o joio.