quarta-feira, 31 de julho de 2013

À prova de idiotices



“Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência” 


 
Ainda bem que sou como sou, por ter sido ensinada a manter o nível de educação, saber que não se desce ao nível dos outros porque aí quem sai a perder somos nós. Manter a cabeça erguida e responder com classe é uma boa arma porque obriga o outro a recuar e se tiver inteligência para isso entender que não serve de nada a sua inveja, as críticas e as alfinetadas. Não me atingem porque tais pessoas não são dignas do meu respeito e consideração.

Se me permito discutir com alguém e por vezes levar o meu mau génio mais à frente significa que o outro está ao mesmo nível do que eu e por isso não há golpes baixos e é merecedor do meu respeito.






As novas coleções: sugestões a aplicar no dia a dia


Estive a espreitar a coleção da Longchamp para Outono/Inverno 2013 e seleccionei estes 4 looks que considero serem boas apostas para o dia a dia com as suas linhas simples, peças de bom corte, a escolha de cores intemporais e faceis de conjugar entre si.



 


  


 

terça-feira, 30 de julho de 2013

Guião para uma noiva sem stress



Resolvi escrever este post porque quando tenho noivas por perto é me sempre solicitada alguma ajuda, porque já por lá passei e lembro-me bem do trabalho que dá preparar tudo para que seja um dia memorável. Há tantos pormenores em que pensar que pode-se tornar stressante e para descomplicar um pouco aqui vão algumas regras gerais a ter em conta.



Rule nr 1: “Less is more” – esta expressão que foi usada pela primeira vez por Andrea del Sarto no século XIX para nos mostrar que a noção de simplicidade e clareza assentam sempre bem. 


Rule nr 2: Nós é que usamos a roupa e os acessórios e não o contrário. Escolher o vestido e os acessórios que nos façam sentir seguras e confiantes na imagem que pretendemos passar aos outros. A noiva é o centro das atenções no dia do seu casamento e por isso é fundamental que esteja bem na sua pele. Nada pior do que transmitir insegurança e angústia porque não está certa de estar a fazer boa figura.


Rule nr 3: O casamento é uma cerimónia, seja religiosa ou civil, por isso tem de haver rigor e sobriedade no que se utiliza: o vestido, o calçado, os acessórios, a maquilhagem, as unhas e o próprio penteado.


Rule nr 4: Existem regras de protocolo que devem ser observadas porque manda-las às urtigas só porque se pensa que são antiquadas e que se quer uma coisa informal é o caminho certo para serem cometidos erros e se ficar mal visto aos olhos dos convidados. Pensamentos como: a festa é minha e do meu namorado e nós não somos nada dados a formalismos por isso let’s go party, ou isso não tem nada a ver comigo eu quero uma coisa simples são maus princípios. A festa é dos noivos certo, mas como em qualquer festa vão receber pessoas, muitas ou poucas é irrelevante. Convidados diferentes com idades diferentes e que têm de se sentir bem e sentirem-se bem-vindos. Por isso acreditem que seguirem algum protocolo e terem o cuidado de criarem um ambiente minimamente formal vai ser melhor. Mesmo no baile é importante que se lembrem de diversificar a música para terem participantes e não pessoas sentadas com um ar enfadado.  


Rule nr 5: Testar tudo antes e atempadamente para no dia estar tudo ao nosso gosto. Um erro comum das noivas é centrarem-se no vestido e fazerem as provas exigidas e o resto, logo se vê. Depois quando se olham ao espelho têm um ataque de pânico porque a pessoa que está ali refletida não é a própria e não há tempo para corrigir nada, nem cabelo e muito menos maquilhagem. Marcar provas para cabelo e maquilhagem.


Rule nr 6: Rosto, claro que devemos tratar do nosso rosto o ano inteiro, mas a verdade é que muitas mulheres ainda não o fazem e pensam que a maquilhagem tudo resolve. Não é assim tão verdadeiro, a base de uma boa maquilhagem é a hidratação da pele e isso não se consegue  por milagre no dia. Quem tem a felicidade de ter uma pele normal (raro mas existe) orgulhe-se da sua pele. Para as meninas de pele seca, sensível, mista, oleosa ou com outro qualquer problema invistam uns meses antes em produtos que se adequam ao vosso tipo de pele e na semana anterior façam um tratamento mais profundo, ou em gabinete de estética ou em casa como preferirem, vão ver que a diferença é bem visível. Não me canso de recomendar o uso de um protetor solar mesmo nas morenas, há sempre o envelhecimento cutâneo e manchas do sol.  


Rule nr 7: Unhas tendências IN & OUT

OUT: Manicure francesa, é verdade este tipo de manicure saiu de cena.

IN: Cores nude para as noivas

Entre as muitas marcas existentes seleciono a LCN e a Nails for Us que têm paletas de cores lindas e uma boa relação qualidade/preço. Se fizerem manicure numa esteticista confirmem as cores que têm ao dispor e se não vos agradar nenhuma façam esse investimento e comprem um verniz porque os tons nude usam-se sempre e por isso se justifica o investimento.

Não aplicar gel nas unhas a menos que se queira passar a usa-lo, porque depois para o retirar o processo é aborrecido e danifica as unhas. As unhas de gel são para ficar. A outra solução, verniz gel que se pode colocar e retirar depois sem qualquer problema.


Um outro tópico nos cuidados corporais, a depilação em zonas que não é habitual fazer, por exemplo braços e se estivermos a falar em usar cera. Se de facto for importante fazer algum tempo antes para ver a reação da pele e evitar ficar com os braços “marcados” se a experiência correr menos bem.

Outros posts sobre a temática dos casamentos e dos seus preparativos vão ser apresentados.

#02 Cuidados com os cabelos:: Keratina


Com este meu cabelo liso e fino e sempre sujeito a trabalhos técnicos todo o cuidado é pouco. Por isso quando recentemente me aplicaram uma máscara de Keratina fiquei rendida a este produto. Sempre tinha pensado que a Keratina me ia deixar o cabelo mole e pesado, mas nada disso. O cabelo fica sedoso e leve, mesmo com um toque agradável.

Quanto à marca eu optei pela linha da TRESemmé e o produto que comprei foi o sérum. Já tinha experimentado outros produtos desta marca que me tinham agradado e também têm uma boa relação qualidade /preço. 

Claro que por se tratar de um óleo a dose tem mesmo de ser bem controlada - a minha primeira aplicação foi um desastre porque foi em excesso e depois só lavando outra vez. Mas depois disso tenho obtido sempre um resultado muito bom.

Na minha lista ficou a máscara, porque ainda lá andam outras duas abertas que têm de ser usadas.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

What would Carrie Bradshaw do?


"The fact is sometimes it's really hard to walk in a single woman's shoes. That's why we need really special ones now and then to make the walk a little more fun."

Carrie Bradshaw




#10 Leituras ao Domingo: Ana Karenina de Lev Tolstoi



Um clássico que  dispensa apresentações escrito por um autor brilhante é a proposta desta semana para as vossas leituras.

Porque estamos no Verão, porque as férias devem ser sempre bem aproveitadas, para pôr a leitura em dia que tão bem nos faz.

Anna Karenina parece ter tudo na sua, mas sente um grande vazio até ao momento em que conhece o conde Vronsky. Os amores destes dois escandalizam a sociedade e a família trazendo consigo, o ciume e a amargura.


#10 Weekend Outfit: Turquoise & White




















Ufa... que fim de semana mais cansativo


Para quem acompanha este blogue deparou-se nos últimos dois dias com uma ausência de posts, felizmente não aconteceu nada de mais, simplesmente acumulamos este fim de semana almoços e jantares entre família e amigos e por isso mal paramos em casa.

Estou em falta com as rubricas Weekend Outfit e Leituras ao Domingo, mas prometo regularizar ainda hoje estes atrasos.

Boa semana de trabalho ou de férias para todos

sexta-feira, 26 de julho de 2013

É um hit do Verão e eu gosto


De facto não é lá muito comum eu ir na onda dos hits de verão, mas este ano gostei mesmo da música que um operador de redes móveis lançou nos seus spots publicitários de Verão. 

A letra é bem interessante e a melodia está carregada de ritmo e boas energias.

Para todos vocês  um bom fim de semana e umas boas férias se for caso disso

Datas importantes: 26 de Julho dia dos Avós



#10 tempo na minha cozinha: Linguine de pesto com fiambre e presunto


As boas conversas dão nisto descobrir novos alimentos - as pastas com sabores no caso da Milaneza (passe a publicidade) - e como confecciona-los. Assim foi há dias quando revi uma amiga de há anos, estivemos à conversa e como ambas gostamos de cozinhar claro que o tema veio à baila e foi assim que chegou esta nova receita já testada esta semana.


Ingredientes

  • 400 g de Linguine de Pesto Milaneza
  • 100 g de courgette cortada em triângulos
  • 100 g de cenouras bebé
  • 100 g de cogumelos laminados, frescos ou enlatados
  • 100 g de fiambre cortado em cubos
  • 100 g de presunto em tirinhas
  • 60 g de azeitona preta descaroçada
  • 4 folhas de manjericão fresco
  • 1 dl de azeite
  • Sal marinho
  • Queijo fresco cortado em cubos
 Preparação

Salteie os legumes individualmente até estarem al dente. Tempere com sal gosto e junte-os todos no mesmo recipiente.
Coza a massa segundo indicação da embalagem com sal a gosto.
Num tacho com um pouco de azeite salteie o fiambre e o presunto até ficarem estaladiços.
Acrescente os legumes e salteie um pouco mais.
Acrescente a massa acabada de cozer, com um pouco da água da cozedura e envolva tudo muito bem.


No final coloque as azeitonas, o queijo fresco e as folhas de manjericão.


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Hoje está dificil


Eu sei que o mundo anda de pernas para o ar, mas o que se tem passado nas últimas semanas na minha esfera mais próxima está para além da ficção.

Eu assisto a cada a coisa, ouço cada coisa que me deixam atónita, abismada. E só consigo pensar: como é possível? O servilismo de algumas pessoas está para além do incontável. 

De facto o que pensar de uma pessoa que prefere ter a sua equipa desagradada, prejudicada e mesmo desmotivada e sempre a receber queixas, a tomar uma posição e não permitir o abuso perpretado por outro. Eu sei que as coisas estão dificieis, que há falta de emprego, mas se com isso pensam ter o direito de desrespeitarem, passarem por cima de quem não se pode defender porque já está numa situação fragilizada, isso é simplesmente de alguém muito baixo e vil, que não merece o cargo que ocupa e que devia era ser demitido de funções.

Se eu contasse aquilo a que assisto diziam-me que não é possivel, porque de facto quando a falta de bom senso e a necessidade de ser lambe-botas é assim tão grande deixa perplexo qualquer pessoa com o minimo de juízo.

Mas como eu costumo dizer: se o Império Romano, que durou mais de mil anos teve um fim. Também aqui os mini reinados desta gentinha vão ter o seu fim e não vai ser bonito de se ver não senhor. 

Quem cá estiver verá.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

A minha série de Verão: Dexter



Como andei a ver as minhas séries em maratonas consecutivas, quando começaram as séries de Verão reparei que a única sigo - Body Proof - já está vista a 3ª temporada e de repente... não tinha nenhuma série que verdadeiramente me interessasse ver.

Mas a aflição durou pouco tempo porque de repente ali estava ela, ou melhor ele - Dexter a olhar para mim e a desafiar-me: ora anda lá descobrir porque é que eu passo 7 temporadas a matar pessoal. Conclusão agora é ver-me coladinha a ver episódios uns atrás dos outros porque quanto mais se vê, mais se quer ver. Confesso que tenho uma pancada por assassinos, não não estou a pensar cometer nenhum, é um dos actos mais terriveis que podem ser cometidos contra alguém, sou do mais pacifico que há, o que me interessa é a mente humana e alguns assassinos são pessoas muitissimo inteligentes com características de genialidade e são estes os que gosto de conhecer.

No caso em concreto Dexter, para quem não sabe é um psicopata e assassino em série que mata outros assassinos que a polícia não consegue deter. Por isso há um sentido de justiça, de missão e no fundo aqueles pessoas merecem castigo, por isso apesar de a punição ser a morte quase se pode dizer que Dexter é um justicieiro das vitimas e livra a humanidade de outros psicopatas e assassinos. 
Também é um ser humano com dilemas próprios que se vão levantado ao longos das temporadas e esses dilemas são fascinantes precisamente pelo facto dele ser um psicopata, ter uma mente que funciona de forma diferente. Ao nos serem apresentados força-nos a sair da nossa zona de conforto e é esse o desafio que eu gosto.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Frase do dia: Mia Couto


 
"Cozinhar não é trabalho, cozinhar é um modo de amar os outros" Mia Couto

Alguém me explica porque é que se inventaram as festas de finalistas nos infantários, na primária...



Mas que raio é que deu na cabeça desta gente, educadoras, diretoras de infantários e escolas do ensino básico em conluio com alguns pais (digo eu) para inventarem festarolas de finalistas para as crianças que terminam o infantário ou a primária. Com direito a capa, bengala e cartola quais estudantes universitários mirim.

A minha explicação: neste país onde há mais pseudo-doutores por cm2 que pessoas com miolos, onde qualquer chimpazé tem um canudo, qual foi a ideia destes iluminados? Incutir desde tenra idade o conceito de "doutor" e assim como assim se não chegarem à faculdade porque entretanto abandonaram a escola  para serem jogadores da bola ou celebridades de um qualquer reality-show, ou outra coisa qualquer, podem sempre mostrar as fotos dos 5 e 9 anos quando foram "doutores" do infantário e da primária. Assim é garantidinho que as próximas gerações destas pseudo-celebridades vão carregar o título de "doutor" do infantário. 

Realmente quando se pensa que o portuguesinho não tem mais para onde descer o nível de foleirice, lá se escava mais um bocado o poço e se encontra outro patamar. 

No meio disto tudo as crianças, que por serem pequenas e não terem opções assim se veêm metidas nestas andanças e se todos vão é porque é bom e é assim que tem de ser.

Notem eu gosto de festas de crianças, eu própria participei nas festas do meu infantário e escola, mas eram festas de crianças, não festas de finalistas.

O meu filho não vai ter festa de finalista, porque os pais tiveram juízo e  arranjaram uma escola onde as festas são de crianças, como deve ser. 

Quero fazer aqui uma ressalva, não é minha intenção ofender aqueles pais que até nem acham graça a estas festas, mas que não sabem muito bem como não mandar o filho(a) às mesmas porque têm receio que acabe por se sentir excluído. A minha sugestão: falem com outros pais e proponham uma alternativa que seja adequada à idade do vosso rebento. Eu sei que é mais fácil deixar-se ir na onda, mas também é importante que exista algum espírito crítico, pode não parecer muito adequado, mas a verdade é que o que realmente importa é aquilo que tanto pais como crianças gostam. Afinal estamos a falar de festas, não de obrigações. Pensem nisso.



Por favor não abondonem os vossos pets nas férias: sugestão de um serviço de petsharing



Porque as boas ideias são para ser partilhadas, vi esta manhã a iniciativa da Purina Portugal - Pet Sharing - num outro blogue e pensei também tenho de fazer a minha parte. Todos os anos são abandonados centenas de animais de estimação, só porque os donos têm de ir de férias e optam pela solução mais fácil, pô-los na rua. Este acto é de uma grande crueldade e revela a maldade e a estupides do animal homem que até pode ser racional, mas tem actos de verdadeira irracionalidade.

Adiante, se há boas notícias temos mesmo de as partilhar, e este serviço de Pet Sharing da Purina é uma excelente resposta às necessidades que muitos donos de animais têm. 

Por um lado oferece a possibilidade de encontrar alguém que trate do seu animal durante as suas ausências, passear dar de comer e por outro lado possibilita a todos aqueles que gostariam de tomar conta de um animal, mas que não o podem fazer todo o ano de faze-lo temporariamente

Aqui fica o link da página de FaceBook da Purina

Boas férias aos donos e aos seus pets!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Lembrem-se que faço aninhos daqui a 2 meses: Era um par destes sff


Pump Satin shoes


Estive a ver algumas imagens da coleção Outono/Inverno 2013/2014 da Louis Vuitton e os meus olhinhos até brilharam quando vi estes sapatos.

A girl can dream, isn't that so

Ouvido no Jornal da Tarde



A propósito de uma estatística qualquer que diz que os portugueses passaram a comer mais chocolate nos últimos meses lá andaram todos entretidos a fazer entrevistas de rua e numa delas entrevistaram uma senhora de meia-idade que se saiu com esta tirada:

Eu gosto muito de chocolate e de um bolinho com centili (tradução: chantilly)

Esta vou guardar junto com a dos crochets com creme (tradução: croissants)

A maldade humana: algumas considerações



Porque será que algumas pessoas sentem uma necessidade absoluta de estar sempre a tramar os outros, porque será que não arranjam nada melhor para fazer? Felizmente não conheço muitos espécimes destes, mas uma delas é mesmo maquiavélica: só está bem se estiver em guerra com alguém. Sofre de imensos complexos e é uma pessoa muito mal resolvida consigo mesma. 

De inicio acreditou-se que o facto de ter sido trocada e deixada ficar lhe causara um trauma e que aproveitava o poder que detinha para descarregar as suas frustrações. Mas por outro lado foi protegida e carregada ao colo até atingir determinado lugar, e isso deveria contra-balançar o resto. 

Recentemente descobri que é mesmo hereditário: o pai é assim, a irmã é assim. Não há coincidências meus caros. A hereditariedade acompanhada pelos exemplos que os pais transmitem aos filhos dificilmente daria noutra coisa. Claro que há pessoas que conseguem escapar, mas não são assim tantas.

Quanto mais conheço as pessoas, mais entendo os efeitos da genética e da hereditariedade que marcam a personalidade e o caráter de cada um. Por isso conheço casos em que os filhos foram amados e muito por um dos pais, mas como herdaram caraterísticas do outro elemento que foi sempre mau carater e nunca fez nada pelo filho acabaram por não saber dar valor nem aproveitar o que de bom receberam. Também há o contrário aqueles que herdaram boas características e que apesar de terem passado por dificuldades (ambientes familiares menos bons, divórcios e outros litigios)  conseguiram supera-las e mantiveram a sua boa índole. 

Quando eu era miuda ouvia sempre a mesma recomendação: atenção às companhias com que andas (eu não tive desses problemas, porque sempre fui mais de ter poucos amigos e nunca fui dada a andar em bando apesar da minha mãe me querer impingir grupos uns a seguir aos outros, uma maçada para mim) . Mas o que sempre me pareceu e continua a parecer é que existe uma tendência natural para nos ligarmos mais a determinadas pessoas e menos a outras. Mesmo que por uma questão conveniência social, de status haja pessoas que se tentam encaixar num dado grupo quem estiver atento nota sempre algo de errado, poque aquela pessoa não combina com as outras.  O lobo que veste pele de cordeiro.

Quanto à má da fita do inicio deste texto, eu não tenho qualquer esperança que um novo namorado a faça mudar ou que a vida lhe dê uma lição. Não há nada que mude aquele caráter, aquela é má, pior do que as cobras. Vá de retro para bem longe!


Frase do Dia de Milton Santos



" A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos que apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une.'' Milton Santos

domingo, 21 de julho de 2013

#09 Leituras ao Domingo: A hora má: o veneno da madrugada de Gabriel García Márquez


Dos vários autores sul americanos Gabriel García Márquez é de facto o meu preferido. Desenganem-se se pensam que o facto de ter ganho o prémio nobel da literatura pesou na minha decisão. Não sou dada a achar bom um escritor só porque ganhou este prémio.

Numa aldeia remota da América do Sul os seus habitantes são acordados ao som de um tiro, disparado contra o presumível amante da mulher de um comerciante de gado. O marido/assassino foi informado através de um pasquim que publica boatos e denuncias sobre a vida privada dos habitantes desta aldeia que desta forma se tornam em potenciais delatores ou vitimas do pasquim.

 

sábado, 20 de julho de 2013

As más vibrações alheias andam a dar cabo de mim



Uma pessoa bem tenta manter-se muito quietinha no seu canto, aproveitando a calmaria instalada nos últimos meses, dedicar-se aos projetos que mais lhe agradam. Mas a tempestade ronda por perto e apesar se não afetar o meu barco, ouço-a a espaços, mas sobretudo sinto a sua energia elétrica a pairar sobre mim. Começo por acreditar que não vai ser suficiente para me afetar que eu vou passar incólume porque na realidade não estou no centro da tempestade, mas alguns dias a senti-la em meu redor, os sinais começam a manifestar-se: uma pontada que vai aumentando acompanhada de dificuldade em respirar e não desaparece, um stress estranho vai-se apoderando de mim. Sem reconhecer de imediato acabo por descobrir a origem: estou rodeada de más vibrações que estão a afetar-me indiretamente. Ao entender isto só me resta aproveitar a pausa do fim-de-semana para desfrutar da minha família e das boas energias e reorganizar a minha postura perante o que vou reencontrar na semana de trabalho. Qual estratega estudo a forma de não deixar que tudo se repita novamente.

Mas hoje ainda é Sábado há que aproveitar o dolce fare niente. 

#09 Weekend Outfit: Look anos 50


Tendo como inspiração Dita Von Teese aqui. Segue a minha sugestão para este fim de semana.

 
Saia Sonia Rykiel
T-shirt Fashion Union
Sabrinas Melissa Shoes
Carteira Vince Camuto
 
 
 





sexta-feira, 19 de julho de 2013

Não suporto... alcoviteiras/os



A única alcoviteira a quem acho piada é mesmo à personagem de Gil Vicente Brizida Vaz no seu Auto da Barca do Inferno.

Se há coisa que não suporto são pessoas que passam a vida no "corte e cose" da vida alheia. Já algumas vezes fui alvo destes espécimes, mas já há muito tempo que não me incomodavam. Até que... recentemente vi envolvida uma pessoa da minha família e eu indiretamente. Tenho de reconhecer que a situação é rídicula, claro que não deu em nada porque felizmente estamos a falar de pessoas honestas e de elevada confiança. Mas aborreceu-me e incomodou-me muito e a verdade é que  tive vontade de lhe dar a provar do próprio veneno, não fosse pelo facto de não ser diretamente visada sobre o caso e de me terem feito compreender que a melhor maneira de lidar com este tipo de questão é acabando com a curiosidade alheia dando-lhes uma justificação displicente em momento oportuno. 

Claro que entretanto já passou a ser uma piada de família e acabamos por gozar com a situação.

Neste caso a tricotice tornou-se motivo de chacota, mas eu continuo a detestar este passatempo que ocupa tanta gentinha que não pode ter vida própria, ou se a tem deve ser tão desinteressante que tem de espiolhar a dos outros e inventar histórias mais ou menos mirambolantes. 


#09 Tempo na minha cozinha: Pão recheado com chouriço e queijo




Esta receita é deliciosa, até me faz crescer água na boca. Para mim é mais salgados, doces passo bem sem eles - exceção feita ao chocolate. 

Pão Recheado

Ingredientes
Pão tipo caseiro redondo: 1
Fiambre cortado em cubos: 1 embalagem
Presunto: 1 embalagem
Linguiça pequena: 2
Queijo ralado (3 tipos de queijo): 1 embalagem
Alho: 2 dentes
Maionese: q.b.

Preparação
1º Cortar a tampa ao pão, e com cuidado retirar todo o miolo e reservar.
Numa taça colocar todos os ingredientes (fiambre, presunto, linguiça cortada aos bocados pequeninos, queijo, o alho picadinho) e envolver muito bem com o queijo ralado e com a maionese, de forma a ficar tipo pasta. Rechear o pão com o preparado.
Embrulhar o pão sem a tampa, em papel de alumínio e levar ao forno cerca de 20 minutos.
Passado este tempo de forno, retira-se, abre-se o papel de alumínio, coloca-se a tampa no pão, e põe-se o miolo à volta e vai novamente ao forno até o miolo estar com aspecto de lourinho (+/- 20 minutos).
Come-se o miolo com o recheio e depois é ir comendo a própria côdea com o recheio!