sexta-feira, 29 de março de 2013

De como o jantar de Sexta-feira Santa me fez recordar as minhas férias no Algarve




Tudo começou um destes dias quando fui à peixaria comprar umas argolas de lulas. A D. Soledade, a peixeira, sugeriu-me que fizesse uns calamares porque ficavam muito bons.

Sorri-lhe e concordei com ela dizendo: nem me diga nada, com umas gotinhas de limão por cima então é que é, mas aquilo que eu não lhe disse é que comidos numa esplanada em Espanha num final da tarde de Verão ainda melhor.

Mas depois tudo se desvaneceu, as argolas foram para o congelador e as memórias das férias para uma das gavetas do meu cérebro.

Foi só quando comecei a preparar o jantar de sexta-feira Santa, uma caldeirada, porque a dieta não permitia os calamares, que de repente a dita gavetinha se abriu e saltou de lá a lembrança dos lanches numa qualquer esplanada em Ayamonte e a seguir a esta mais uma, as areias quentes da praia da Manta Rota, onde fiz férias durante mais de dez anos com a familia e os amigos. Recordei com  saudade aqueles tempos simples e felizes e foi assim que fui saltando de lembrança em lembrança sempre envoltas naquele calor quente do sul, o cheiro do mar, mas também da terra, das figueiras, da alfarroba e que bem que me soube voltar lá. Asim que a caldeirada foi para o lume e o seu cheiro começou a espalhar-se, a ultima lembrança: as excelentes caldeiradas e outros petiscos que por lá degustei.

Depois regressei ao presente, com a certeza que vão acontecer novas viagens ao passado.

2 comentários:

  1. Fico feliz por teres tão boas lembranças do meu belo Algarve. E que tal voltares uns dias destes? hein? Boa? E vivas essas coisinhas todas de novo... Beijinhos *

    ResponderEliminar
  2. Sim voltar ao Algarve e revisitar os locais das minhas férias está claro nos meus planos :-) Bjinhos

    ResponderEliminar

A gerência agradece os vossos comentários