segunda-feira, 25 de março de 2013

Ovos de Páscoa pintados: uma nova tradição familar










Pois é, este ano o meu filho completou 5 anos e por isso quero começar com ele algumas tradições que espero possamos manter por muitos anos, como se quer nestas coisas.

A primeira do ano vão ser os tradicionais ovos pintados da Páscoa. São baratos, permitem dar largas à imaginação, são lembranças únicas para oferecermos em família e a alguns amigos mais chegados.

Aqui vai um breve resumo da história dos Ovos pintados, baseada num texto da Associação Internacional de Direito Pontifício.

Na Ucrânia a tradição de se oferecer ovos pintados é anterior à  era cristã e os motivos pintados estavam relacionados com a natureza e eram oferecidos usualmente na Primavera. Esta forma de arte designa-se por pysanka.

Na Rússia corria o ano de 1895 quando o czar Alexandre III ofereceu à czarina uma magnifica joia; um ovo feito em ouro pela mão do joalheiro de São Petersburgo: Peter Karl Fabergé. Nos anos seguintes foram sendo sempre criados estes magníficos ovos, num total de 56.

Ligação da oferta de ovos pintados ao cristianismo:
 
Durante a Idade Média a Igreja Católica tinha como uma das suas principais preocupações ampliar o numero do fieis e por isso foi adotando alguns costumes pagãos já bastante enraizados nas culturas e que não ferissem a doutrina, nem os bons costumes da época. Nos quais se incluíram os ovos pintados com o rosto de Nossa Senhora e de Jesus Cristo. O símbolo está naturalmente associado à morte e ressurreição de Cristo, porque o ovo que está aparentemente morto contém dentro de si uma vida que surge repentinamente.

Num outro post vou explicar direitinho como fazer estes ovos, porque é uma boa maneira de se entreter os mais pequenos, mas também os crescidos, que assim têm uma boa desculpa para brincar.






Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários