sexta-feira, 7 de março de 2014

#32 Tempo na minha cozinha: Folar doce

Começamos esta semana o tempo de preparação para a próxima grande festa dos católicos: a Páscoa. Um bom pretexto para eu começar a testar algumas receitas que quero preparar para o almoço do Domingo de Páscoa.


O primeiro teste foi o folar doce, sabem aquele que tem um ovo cozido em cima. Nunca percebi o que estava ali a fazer o ovo e vai daí que ao procurar receitas  encontrei uma que não inclui este ovo cozido sendo substituido por sementes de papoila. Fiz um mix de duas receitas e ainda inclui uma ideia minha et voilá aqui fica a receita final que usei e foi aprovada.

Porque é que só está metade? Porque só me lembrei da foto nesta ocasião


Ingredientes: consegui dois folares com cerca de 500grs cada

3 ovos
200 ml de leite morno
1 colher de café de sal
25 grs de fermento padeiro
500 grs de farinha trigo
80 grs de manteiga 
100 grs de açucar mascavado
2 colheres de chá de canela 
1 colher de cha de erva doce
Sementes de papoila (optei por comprar a avulso e 10 grs é suficiente chegou e sobrou)
1 ovo batido para pincelar

(Eu usei a máquina de fazer pão (MFP) para bater a massa e levedar)

Preparação manual: 

Dissolver o fermento no leite morno. Numa tigela bater os 3 ovos com o açucar, acrescentar a manteiga derretida e o sal.  Juntar à farinha a canela e a erva doce e misturar;  acrescentar ao preparado anterior bater tudo e amassar bem. Deixar levedar durante 1 hora em local quente. Depois da massa levedada coloca-se numa superficie enfarinhada (esta massa vai ficar pegajosa) e volta a amassar-se um pouco, depois fazem-se os folares: ou em formato de bola ou entrançado. Ficam em repouso mais 30 minutos. Levam-se a cozer durante 30 minutos em forno pré-aquecido a 200ºC.

Preparação em MFP:

Dissolver o fermento no leite morno. 

Mistura 1: Numa tigela bater os 3 ovos com o açucar, acrescentar a manteiga derretida, o sal e por fim o leite. 
Mistura 2: Juntar à farinha a canela e a erva doce e misturar; 
Colocar na MFP primeiro a mistura 1 e depois a mistura 2 e utilizar o programa de massa pizza, massa bolo ou massa leveda para misturar e levedar.
No final do tempo retirar a massa da máquina e coloca-la numa superficie enfarinhada (esta massa vai ficar pegajosa) e volta a amassar-se um pouco, depois fazem-se os folares: ou em formato de bola ou entrançado. Ficam em repouso mais 30 minutos. Levam-se a cozer durante 30 minutos em forno pré-aquecido a 200ºC.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários