terça-feira, 25 de março de 2014

#09 Cuidados com os cabelos:É mesmo isto: em equipa vencedora não se mexe

A que propósito usei eu esta giria desportiva? Dos três produtos para o cabelo: champô, máscara e texturizante que encontrei.

Eu gosto de ir variando o tom do meu cabelo, umas vezes quero ser loira, noutras morena, noutras ainda arruivada. Conclusão o cabelo fica uma desgraça sobretudo com as madeixas, é fino que doi por isso estão a ver o cenário. 

Há alguns meses fiz um tratamento - que falei aqui - para prevenir a queda e estimular o crescimento, aliado a alguma hidratação, deixem-me que vos diga que cumpriu  as duas primeiras funções, mas quanto à hidratação deixou a desejar.

Já este ano refiz o meu corte - regressei a um bob médio - e investi na hidratação - deixem-me chamar-lhe assim porque enfatiza mais - de choque.

A cabeleireira aconselhou-me a linha Nutritive da Kerastase: a máscara mais antiga da marca (vendida à mais de 25 anos), a Masquintense  cheveux fins irisome e um produto de texturização que além disso é térmico e protege o cabelo do calor do secador ou prancha, o Nectar Thermique.






Já estão a pensar, tens o cabelo fino e estás a usar produtos de hidratação profunda, deves ficar com o cabelo pesado e meloso (senão estão a pensar, eu fiquei quando me aconselharam esta linha). Claro que esta linha só pode ser usada em cabelos finos que estejam muito danificados por trabalhos técnicos de descoloração, sim a descoloração é do piorio para o cabelo assim como os secadores e as pranchas.

Em primeiro lugar é preciso saber aplicar o produto, a quantidade certa, a aplicação e a remoção fazem a diferença. Ou seja pouquinha quantidade e bem massajado nos comprimentos e pontas. Desembaraçar o cabelo com o pente largo e passar abundantemente por água (sim retirar mesmo bem a máscara é fundamental). Quanto ao texturizante também usar pouca quantidade e massajar bem as pontas et voilá o "milagre" acontece. 

Confesso que fiquei rendida, a minha surpresa foi total quando percebi que o cabelo reagiu tão bem aos produtos. não fica pesado nem meloso, fica leve e sedoso.

O preço, parece-me que não preciso de dizer que os produtos da Kerastase não são baratos, mas são eficazes e duram meses - eu arriscaria no ano  para um cabelo de comprimento médio - por isso no fim das contas o investimento inicial poderá rondar os 60 euros para estes dois produtos, mas compensa.

Falta ainda falar do champô da L' Oreal Pro Keratin Refill que decidi experimentar depois de ter lido alguns comentários positivos a esta gama. 




Outro produto que à partida eu não usaria com receio de ser "demais" para o meu cabelo, mas lá está, tal como aconteceu com a linha da Kerastase a resposta foi positiva porque o cabelo está mesmo a precisar de cuidados extra.

Claro que esta gama fica bem mais em conta que a da Kerastase. Este champô custou 9 euros, tem 250 ml e a máscara ronda os 16/17 euros. Deixem-me dizer que por se tratar de uma situação de tratamento pontual um frasco mais pequeno vai ser suficiente.

O que aprendi com esta nova experiência é que até os cabelos finos podem precisar de cuidados de hidratação extra se forem sujeitos a muitas agressões externas e que só vão lucrar com isso. Estou a falar de tratamentos para serem feitos em casa, mas que devem ser vigiados pelo cabeleireiro, para não se tornarem excessivos. Isto é, periodicamente deve ser feita uma reavaliação do estado cabelo e se necessário introduzir outros produtos para alternar com as gamas mais ricas. 

Se estão a pensar se vale a pena ou não o investimento pensem no seguinte: 

- Mais importante que irem ao cabeleireiro todas as semanas é traze-lo cuidado, saudável e lavado e isso pode ser feito em casa e se em vez de irem ao cabeleireiro todas as semanas passarem a ir uma vez por mês vão poupar para terem bons produtos.

-  Se vão uma vez por mês e mesmo assim não sabem se vale a pena, pensem nisto como um investimento na melhoria da imagem pessoal, mais vale um cabelo bem tratado do que n peças de roupa ou n pares de sapatos.

Lembro-me muitas vezes de uma colega de faculdade que investia sempre em primeiro lugar em produtos para melhorar a pele e o cabelo e trazia sempre as unhas bem arranjadas (em casa) e só depois ia para a roupa e para os acessórios e de facto a imagem dela era sempre cuidada porque apesar de se vestir de uma forma simples e sóbria a pele, o cabelo e as unhas estavam sempre radiantes e bem tratados e só isso valorizava-a e continua a valorizar e muito.

















Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários