terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Serenidade

Encontrar a nossa paz de espírito e um caminho a seguir no meio de um momento de profundo stress e angústia é um gande desafio para qualquer um. Poucos são os que se conseguem manter impávidos e serenos ante as grandes tormentas ou as contrariedades que por vezes nos assolam de forma caótica e quase simultâne. Mas ter o poder de criar um distanciamento nos momentos em que estamos quase no ponto de saltar a tampa, descarrilarmos e de começaramos a falar o que a seguir queriaos não ter dito é talvez o maior poder que devemos querer alcançar. Porque a seguir, quando controlamos e nos dominamos, tudo começa a endireitar-se e começamos a ver melhor e mais ao longe. 

Como recuperar o controlo:

1 - fechar a boca, mesmo que as palavras estejam prontinhas para serem ditas.
2- respirar fundo e pausadamente pelo nariz até que as palavras já não queiram sair pela boca
3 - esperar que tudo fique calmo ao redor e sobretudo que tudo se aquiete dentro de nós, respirar fundo e compreender onde nos doi mais e focar ali a nossa atenção  e deixar sair a raiva, a tristeza ou a mágoa
4 - se necessário pedir desculpa ao outro, mas só depois de pedirmos desculpa a nós mesmos porque só quando sentirmos que erramos é que vamos ser sinceros. 
5 - esperar o tempo que for preciso até que as coisas se resolvam e regressemos ao caminho certo

Conseguir ver sempre o sol acima das nuvens, esta imagem de que existe um dia de sol claro na nossa vida mesmo quando atravessamos a maior tempestade transmite um sentimento de conforto e de segurança. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários