quinta-feira, 29 de maio de 2014

Ai muito gostam os portuguesinhos de meter títulos em todo o lado

Atentem neste excerto como exemplo do abuso de mesuras que é muito utilizado em contexto de trabalho.


"...com o Sr. Administrador, com a Sra. Diretora Jurídica e com a Sra. Diretora dos Recursos Humanos..."

Como diria o outro o senhor e a senhora estão no céu. Quem escreveu este texto deve ter  pensado que seria insultuoso para os titulares desses cargos que a sua designação viesse sem o Sr ou a Sra antes. Ora digam-me lá se não soa a pretenciosismo bacoco. O uso e abuso dos títulos é o com aquilo com que mais nos deparamos. Pessoas que fazem questão de serem tratadas por vários títulos (em determinadas situações podem acumular até três) e ai de quem não o faça, pessoas que não possuem um curso superior, mas conseguiram uma ascenção social e que por isso se auto-intitulam de Dr Fulano de tal...

Mas este fenómeno funciona na razão inversa do curriculo vitae. As pessoas que eu conheço com mais prestígio (inclusivamente a nível internacional) são em 90% dos casos as mais simples e discretas. Os arrogantezinhos bacocos são mesmo aqueles que, enfim não alcançaram o mesmo nível de prestigio dos primeiros, mas pensam que estão muito acima dos demais. 

A mim acontece-me também uma coisa deste género, reparo que há pessoas que conhecendo-me há anos continuam a dirigir-se a mim referindo o título de Dra, eu que não sou nada dada a essas coisas (até já fui a um banco que tinha registado o titulo no meu cartão de débito pedir para o retirarem) já referi que não seria necessário, mas se preferem assim eu procuro que seja mais confortável faze-lo e por isso respeito.

Por isso e em jeito de resumo deixo aqui algumas dicas para que o uso de títulos seja usado de forma mais sensata:

- A designação de Sr ou de Sra só precede o nome próprio, no caso de estarem a ser usados os títulos dos cargos que ocupam não é preciso colocar mais nada. 

- Outro exemplo: quando estão ao telefone ou na assinatura do e-mail, carta não se identifiquem com o título Dr ou Eng ou Arq António Joaquim Pardais ao Ninho, é que os vossos paizinhos não vos batizaram "Dôtores" (bem se calhar alguns até gostariam de ter tido essa oportunidade, mas enfim).

- O título de Doutor deve ser utilizado no caso dos médicos e para todos os doutorados. Os licenciados e os mestres não deveriam receber esse tratamento.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários