quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dissimuladas...




Não gosto de pessoas dissimuladas e em geral até as consigo identificar rapidamente, mas depois existem os mestres nessa arte de ludibriar os outros, que conseguem passar anos sem que sejam detectados, que chegam a ser populares e a arranjar um grupo de seguidores, porque são tão bonzinhos, tão condescendentes, tão suaves e doceis que todos gostam deles e assim vão levando a sua avante. Mas como em tudo o resto na vida há um dia em que escorregam e começam a cometer erros, porque por excesso de confiança se julgam os maiores e como já enganaram umas quantas dezenas ficam audaciosos demais.  Começam as atitudes a não bater certo, um comentário aqui, uma mudança de comportamento ali, sinais pequenos mas que são indícios que a máscara começa a cair.  E um dia estamos a numa conversa social e quando olhamos para essa pessoa vemo-la com outros olhos, não sei explicar ao certo como funciona, mas simplesmente há um olhar, uma expressão facial, uma frase e dá-se o clique no nosso cérebro. É a mesma pessoa, mas ao mesmo tempo não é, porque a visão que tinhamos sobre ela mudou. 

São mestres na intriga, mas de forma a que não pareça que a mesma partiu deles, têm grande capacidade de manipulação dos outros levam-nos a apoia-los nas suas batalhas contra supostos inimigos. Quando alguém os identifica e não se alia a eles torna-se imediatamente um alvo a abater e para isso são urdidas grandes teorias da conspiração. Pela frente mantém um ar de aparente indiferença e de condescendência. São invejosos e apesar de se quererem passar por amigo e de estarem ali, vão mandando as suas alfinetadas onde despejam o fel que os corroi.

A curiosidade coloca-se no seguinte ponto: por quanto tempo mais vai conseguir ludibriar os outros? Quem é que também vai ser capaz de perceber o embuste? Sim porque ainda há muitas pessoas crédulas e como a imagem de boa pessoa está muito inculcada na mente dos outros é dificil ver para além. 

Perante pessoas assim o melhor será afastarmos-nos sem levantar ondas, para não nos tornarmos acidentalmente inimigos e alvos a abater.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários