quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Casamentos noutros tempos: 1936



Achei engraçado terem-me me enviado este excerto acerca do casamento das professoras primárias, porque eu tenho uma tia que foi professora primária e já tinha ouvido contar lá em casa que quando ela se casou teve de pedir autorização para o fazer (década de 60). Agora tive oportunidade de ler com mais detalhe os requisitos e perceber que de certa forma o governo tinha uma palavra a dizer acerca do futuro destas suas funcionárias.  Não faço ideia se existia para outras profissões, mas atendendo a que mulheres no mundo do trabalho na década de 30 não era coisa lá muito comum, talvez me ocorram as enfermeiras mas essas trabalhavam em hospitais onde se calhar havia outras regras, se calhar só houve preocupação em legislar e proteger de alguma forma as professoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários