segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Gestão do tempo que é pouco eu sei




Às vezes é assim acontece tanta coisa em simultâneo que parece mais que passou um vendaval imenso que revirou tudo do avesso. Eu ando numa fase dessas e confesso que para a minha cabeça ordenada faz-me muita confusão e causa desgaste ver tudo desorientado.

Primeiro foram as festas, que este ano ainda incluiram dois jantares de pré-festas. O carro avariado pelo meio, a chuva que não ajuda nada bem antes pelo contrário. A seguir estive doente. Conclusão: duas semanas depois tive o primeiro fim de semana mais ou menos calmo para colocar tudo em ordem. cheguei a Domingo à noite bem estourada, mas já me consigo entender e olhar para a minha casa sem me arrepiar. 

Pelo meio descobri que não sei onde pára a minha pasta vermelha dos documentos, nem o meu blusão mais quentinho e bom para a chuva - snif snif snif. Vou usar o responsório ao Sto António a ver se aparecem.

Esta manhã li um post interessante sobre a gestão do tempo e como estipular objetivos ajuda a melhor tirarmos partido do pouco tempo que temos. Não objetivos vagos e de dificil concretização, mas pequenas metas que queremos alcançar e descobrir como lá vamos chegar. Um pormenor que gostei foi calendarizar em que mês e dia queremos atingir um determinado objetivo.

Também as tarefas quotidianas devem ser revistas para compreendermos onde estamos a passar mais tempo e de que forma podemos encurtar esse tempo. 

Roupa, limpeza, cozinha, arrumações.

Uma coisa que eu sei de experiência é que tentar ser multi task - coisa que muitas mulheres são - é por vezes mais prejudicial do que vantajoso. Andar a saltar de tarefa em tarefa ou tentar fazer duas em simultaneo já me tem feito perder mais tempo e não ganha-lo. Sempre que possivel tento levar uma tarefa do principio ao fim sem interrupções, a não ser claro quando tenho um assado no forno e vou arrumando a louça suja ou pondo a mesa. 

No trabalho ter um tempo para responder aos e-mails e não estar a tentar responder a e-mails o dia todo à medida que vão entrando. Se temos telefonemas a fazer faze-los sempre que possivel de seguida. Não estar a responder a e-mails e a falar ao telefone ao mesmo tempo porque vão colidir de certeza.

Marcar reuniões com hora de inicio e duração estimada, pedir para que os assuntos sejam colocados numa agenda prévia. Sim sim nem imaginam o tempo que se ganha com isso.

Para os imprevistos só há um remédio respirar fundo e tentar resolve-los de forma célere e assim que possivel retomar o que se estava a fazer antes.

No final de cada dia repensar se conseguimos atingir as metas do dia e não ficar demasiado frustrado se tiver falhado, porque afinal amanhã e outro dia e podemos tentar novamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários