quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pessoas que vivem com o complicometro ligado




Definição de complicometro (uma das melhores para mim)

"O complicómetro é um dispositivo mental que actua de forma aleatória e cuja principal função é tornar a vida sempre mais difícil"

in Blogue Com Muito Prazer

Todos conhecemos pessoas complicadas, que parecem ter um raciocinio em espiral e que qualquer simples questão se torna num argumento para uma longa-metragem.

Eu conheço alguns exemplos, mas daqueles bem pesados, que não conseguem formular uma questão direta que para perguntarem as horas, estão 20 minutos a falar do trânsito (foi non-sense, mas é verídico).

São aquelas pessoas que nos enviam um e-mail com 6 questões cada uma delas com 3 sub-questões e que no fim nos deixam exaustos só para os tentar compreender e nem sequer queremos pensar na trabalheira que nos vai dar a responder àquilo tudo. No fundo são balelas que não interessam a ninguém e cuja a resposta já está dada à muito tempo, mas que por um motivo obscuro que só o próprio sabe tem de ser novamente esclarecido. 

Recentemente recebi um e-mail deste género, como não me apetecia nada ter de perder tempo com ele, sabem o que fiz? Mandei-o para outro personagem igualmente complicado, mas bem mais habilitado do que eu para responder. Muito bom, assim deixei dois complicometros a entenderem-se e prossegui com as minhas tarefas.

A estratégia para as conversas ao telefone ou pessoais (das quais não conseguimos ver-nos livres) passam por ser muito pouco comunicativa, responder com frases curtas e não sorrir. Como não há abertura a tendência é acabarem por se calar. 

Quando ainda estava nos meus inicios de vida profissional caía sempre no erro de ser simpática e lhes dar muita trela e depois passava largos minutos a esclarecer questões que não terminavam nunca e acabava muitas vezes irritada interiormente com a sensação que tinha estado a perder minutos preciosos do meu dia. Pior é que acabavam sempre por me vir bater à porta com novas questões sobre aquilo que tinha acabado de lhe ser explicado. 

Conclusão: os individuos por mim identificados como complicometros são agora aviados em poucos minutos e com a vantagem de não se atreverem a insistir novamente porque percebem que o assunto está arrumado. Acabaram-se as simpatias e as comunicações abertas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários