sexta-feira, 21 de junho de 2013

#05 Tempo na minha cozinha: Bolo de S. João

No próximo Domingo celebra-se em várias cidades do país a festa dedicada a S. João. As mais conhecidas ocorrem no Porto e em Braga. Por esse motivo a receita desta semana é a do Bolo de S. João. 

"O bolo de S. João é uma iguaria típica do Porto que surgiu a partir do Bolo-Rei, contudo com menos frutos cristalizados, mais frutos secos e menos doce, para poder ser apreciada no Verão, acompanhado por um cálice de vinho do Porto. Esta receita foi perdendo adeptos até desaparecer nos anos 50. Em 2006 foi recuperada através de uma iniciativa das confeitarias do Porto, através de uma associação que as representa. É certo que a sua divulgação ainda é pouca, pelo que a maioria dos Portuenses desconhece a sua origem e o seu uso como iguaria das festividades do S. João. "

in blogue Doces aos molhos

Ingredientes:

0.5 kg farinha de trigo
100  grs açúcar
100  grs margarina
6 ovos
50 grs fermento de padeiro
15  grs sal
2 dl leite bagaço, vinho do Porto, licores, cerveja, brandy...
frutas cristalizadas, amêndoas e nozes.

Preparação: 

Amasse o fermento com um pouco de farinha e o leite amornado, faça uma bola, dê-lhe um golpe em cruz e deixe levedar.
Coloque a farinha sobre a mesa, abra uma cavidade larga ao centro e deite aí a margarina e o açúcar amassando-os muito bem.
Continuando a amassar, adicione o fermento e os ovos, um a um, ligando muito bem. Junte, então, as bebidas.
Envolva tudo e amasse com energia cortando a massa com as mãos e batendo-a de modo a ficar fofa e leve, até que, com a ajuda de um pouco de farinha se descole da mesa.
Misture na massa as frutas cristalizadas picadas, as nozes partidas e as amêndoas inteiras. Amasse, envolvendo tudo e forme uma bola.
Deixe levedar coberto com um pano.
Logo que tenha levedado retire um pouco da massa, forme duas tiras e coloque-as em cruz sobre o bolo do feitio de uma broa.
Coloque por cima algumas frutas cristalizadas para decoração.
Leve a cozer em forno médio até ficar lourinho e bem cozido.
Retire e polvilhe com açúcar em pó.

in petiscos.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários