quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Algumas dicas sobre meditação






Já disse num outro post que pratico meditação há alguns anos (comecei nas minhas aulas ioga), se bem que não de forma regular.  Decidi escrever acerca deste tema para o destimistificar um pouco porque está muito associado a religião, quando na realidade se trata de um exclente exercicio para a mente e traz muitos beneficios como podem ver no quadro acima. 

Sim pode-se praticar meditação sem se ser monge budista, sim todos nós podemos pratica-la em nossa casa ou no nosso local de trabalho ou noutro sitio qualquer, não é nenhum bicho de sete cabeças só ao alcance de uns felizardos. As perguntas que quem não pratica fazem são: então mas afinal como é que se medita, o que é fazes quando estás a meditar, não dormes, isso deve ser grande seca, ai isso não dá para mim?

Como já perceberam eu não sou pessoa que faça coisas só porque os outros fazem, também não sou nada adepta de rebanhos nem de bandos e muito menos de seitas e por isso posso afirmar que a bem da nossa saúde mental meditar 10 minutos por dia faz um bem enorme. Ter presente ao longo do dia como combater o stress, como lidar com pessoas menos agradaveis, como descomplicar de forma simples e concreta melhora e muito a nossa vida diária. Sim a meditação serve para tudo isto. Termos uns minutos a sós connosco para aprendermos a conhecermo-nos melhor, a descobrir como nos estamos a sentir, quais são as emoções predominantes ou latentes e no fim controlarmos o nosso estado de espirito através do controlo da respiração  descobrindo técnicas para nos distanciarmos dos nossos pensamentos e termos presente que há um céu azul sempre a brilhar por cima de nós, mesmo que se tenha abatido uma grande tempestade sobre nós. Eu diria que tudo isto vale e muito. 

Se depois do que aqui foi dito tiverem ficado com curiosidade em descobrir como começar a meditar aqui ficam algumas sugestões: o programa Take 10 programme da headspace.com  que eu fiz recentemente - apesar de praticar há alguns anos gosto sempre de descobrir novas abordagens e esta é das mais simples e faceis para se começar.  Claro que depois deste programa eles sugerem a subscrição de vários programas com um custo mensal, mas eu não fui por aí. O programa das 10 sessões pode ser feito as vezes que se quiser e quando dominarem a técnica já não vão precisar deste tipo de programas.


No site richer experiences.com também podem descrregar de forma gratuita um exercicio de 5 minutos com aconselhamento sobre meditação.


Pessoalmente eu recorro a este mantra nas minhas meditações. São cerca de 10 minutos e os sons aí reproduzidos ajudam-me na concentração e ao mesmo tempo relaxam.

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários