terça-feira, 23 de junho de 2015

Vamos manter a coerência continuando a falar de comida: Pão-de-ló com cobertura de chocolate

Bem esta receita de Pão de Ló deve ter para lá de muitos anos e é deliciosa, o segredo está na paciência com que se batem as gemas e o açucar até ficar um creme bem leve e na forma como se envolvem as claras em castelo e a farinha ao preparado. Tudo tem de ficar fofo como uma nuvem.




O livro de receitas é da senhora minha mãe (agora na minha posse) e a receita foi-lhe dada por uma amiga de seu nome Lidia ha mais de 20 anos. Mas seguramente que a receita é já de algum familiar dessa amiga daí que eu tenha dito que a receita tem muitos anos.

Fiz durante muitos anos esta receita com a forma de barro, no Natal e na Páscoa era certinho, mas depois de casar como não tenho a forma de barro não a voltei a  fazer.;as eis que este Sábado tinha a festa da catequese do pimpolho e os tinhamos de levar um bolo. Ia fazer um de ananás, mas descubro que já tinham levado um. O que fazer? Sem stress lembrei-me desta receita e pensei qual a melhor cobertura para aguentar os mais de 30ªC que estavam, a de chocolate com pintarolas.

De comer e chorar por mais
Receita do Pão de Ló

Ingredientes:

12 ovos (separar a gema da clara)

300 grs de açucar

150 grs de farinha com fermento peneirada

Preparação:

Bater muito bem as gemas com o açucar até obter um creme macio. Bater as claras em castelo bem firme (não se esqueçam de juntar um colher de sopa rasa de açucar para ajudar a prender).
Misturar ao preparado anterior as claras e a farinha alternadamente.

Em vez da forma usei um tabuleiro onde coloquei uma folha de papel vegetal untada com manteiga. Levei a cozer em forno médio (180ºC) pré-aquecido durante 50 minutos. Como estava muito calor tirei para fora do forno para arrefecer, mas se estiver frio aconselho a deixar ficar pelos menos 30 minutos dentro do forno desligado.

Receita da cobertura de chocolate

Ingredientes:

180 grs de açucar de cozinha

90 de manteiga

leite a gosto

Preparação:

Lasquei o chocolate e juntei-o à manteiga num tacho pequeno em lume médio até derreter tudo por completo e mexendo sempre. Fui adicionando o leite aos poucos até obter a consistência desejada, tem de ficar em creme para poderem barrar. Assim que esteja pronto espalhem por cima do bolo que já deve ter arrefecido (não o façam com o bolo quente). Levem a arrefecer ao frigorifico e quando a cobertura estiver sólida coloquem as  pintarolas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários