terça-feira, 8 de julho de 2014

No Domingo fui a um batizado

e claro que não vou falar da cerimónia já sabem como é, miudos a serem ungidos com óleo e molhadinhos na água, se a coisa correr bem não choram muito e deixam os pais e padrinhos menos embaraçados etc etc.  

Vou mesmo falar dos modelitos, porque a minha alma ficou pasma. Nos casamentos a coisa já vai sendo usual, mas num batizado? Quer dizer é uma cerimónia que não exige o mesmo grau de toilete que um casamento pede, ou pelo menos eu aprendi assim. Então como é que eu chego à Igreja e vejo um desfilar de toiletes que o único sitio onde estariam bem seria numa qualquer gala de um reality show dado o mau gosto e pinderiquice revelados. Desde novas a menos novas era tudo de vestidos compridos de tecidos sintéticos e foleiros, em alguns casos adquiridos em qualquer loja "Duti Chinoi" (atenção esta expressão já tem direitos de autor, mas podem usa-la que eu não me zango e a autora da mesma também não) havia três criaturas que iam todas de verde água com os respectivos a fazer pandan com gravatas verde-água pareciam umas aves raras. Havia um espécime que deve ter vindo de algum bar de alterne e nem teve tempo de mudar de roupa - vinha de lantejoulas dos pés à cabeça e micro saia e sapatos iguais à roupa tudo em prateado. Havia senhoras gorduxas metidas em lycras dos pés à cabeça com as banhas a bambolear quais odaliscas. Homens a tentarem parecer-se com jogadores da bola e mulheres a tentarem parecer-se com as suas respectivas.

Lantejoulas e mais lantejoulas


Olhem um pavor, um susto a sério a certa altura eu pensei em fugir porque era simplesmente too much. Só me consegui acalmar quando vi as convidadas do batismo a que eu estava ali a assistir estavam vestidas de forma sóbria  e  quase pareciamos todas "parentas" pobres das outras. Ah ah ah ah ah!!! Ou então não claro. Está bom de ver que quando nos juntamos todas na festa foi uma risota pegada e um gozo. Desde: Viste aquelas três todas de verde? Vi. Pareciam umas ninfas do bosque. Olha e aquela miuda que levava uma tira de flores muito apertada na cabeça pobrezinha com um vestido carregadinho de flores? Pois era. Pareciam todos bons para entrarem na proxima Casa dos Segredos. Olha é melhor que ir ao circo, nunca se viu tanto palhaço junto. 

Conclusão a necessidade de exibicionismo e de se mostrar data da corte do D. João V e mantém-se actualissima, o que piorou substancialmente foi a qualidade dos tecidos e das joias, porque figurantes existem cada vez em maior número. Ressalvo desde já que não convém esquecer que este monarca nos deixou legados arquitetónicos belíssimos espalhados por todo o país, só tinha era a mania das grandezas e foi na sua corte que se assistiam a grandes desfiles onde o próprio monarca aparecia para se mostrar, daí que eu tenha feito esta comparação.



Como a minha mãe sempre diz quando vê exemplos de exibicionismo e pretenciosismo: são os genes de D. João V que ficaram, filha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários