domingo, 26 de maio de 2013

#01 Leituras ao Domingo: Bel Ami de Guy de Maupassant


Estou a ler este livro, porque ao contrário do que acontece habitualmente foi o filme que despertou a curiosidade de ler o livro. Costumo ler os livros primeiro e depois vejo os filmes.

"Georges Duroy é um dos mais inventivos anti-heróis da literatura francesa. Ele é o jovem fruto da miséria, não só financeira, mas humana. Sua origem rural o estimula ainda mais na busca pelo prestígio econômico e pelo destaque no campo profissional. Com o auxílio de um amigo ele consegue se fixar em Paris como jornalista.

Neste momento as portas da fortuna, da fama e das paixões se abrem para o protagonista. Com um cérebro privilegiado, sagacidade, beleza incomum e charme raro, ele conquista várias personalidades femininas, esposas de celebridades da sociedade de Paris.

(...)

Intitulado Bel-Ami, ele pratica extorsão, age como um Don Juan e trapaceia. Vale tudo para ser um membro de uma sociedade que incentiva conflitos e concorrências cruéis. Neste cenário só os mais agressivos têm condições de sobreviver e alcançar o topo da cadeia evolutiva material.
O anti-herói de Maupassant obtém do universo feminino tudo o que busca. De umas ele conquista sensações e emoções passageiras. Com outras ele se casa e, através desta união, atinge a ambicionada ascensão monetária e profissional. Através deste personagem o autor retrata com fina ironia a sociedade da Paris de fins do século XIX."

resumo de  Ana Lucia Santana

Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários