quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º maio


esta gravura de 1886 foi a imagem mais reproduzida sobre os confrontos que ocorreram na cidade de Chicago no dia 1 Maio desse ano

 
Tudo começou com uma greve organizada pelos trabalhadores da cidade de Chicago nos EUA para reivindicar a redução do horário de trabalho para 8 horas diárias tendo-se iniciado uma greve que iria provocar confrontos entre os manifestantes e a polícia.

Anos mais tarde em 1889 em França foi decidido convocar anualmente uma manifestação no dia 1 de Maio para lutar pelas 8 horas diárias em homenagem as lutas ocorridas nos EUA.

Posteriormente vários foram sendo os países a reconhecer o dia 1 de Maio como sendo o Dia do trabalhador. Também na liturgia católica este dia foi consagrado a S. José Operário patrono dos trabalhadores.

Em Portugal o 1º de Maio voltou a ser celebrado livremente em 1974. Durante o Estado Novo as comemorações eram reprimidas pela policia.

Apos tantas décadas a luta pelos direitos dos trabalhadores continuam a ser necessárias. Por isso temos vindo a assistir ao aumento do numero de participantes nas manifestações organizadas um pouco por toda a Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários