segunda-feira, 15 de julho de 2013

Uma questão de gosto, que digo eu é inato


Ao ver à pouco num outro blogue uma série de combinação de cores em toiletes de cerimónia veio-me à ideia que desde criança que adoro combinar cores e que tenho olho para as combinações que resultam e as que são a todo o custo de evitar.

O primeiro episódio que guardo memória que prova que desde cedo soube combinar cores, aconteceu por volta dos meus 4/5 anos. Eu tinha umas sandálias daquelas em borracha transparente com tiras que se usavam até mesmo na praia. As minhas eram em cor de rosa forte e uma bela manhã estava a minha mãe a vestir-me para ir para o infantário quando me calça soquetes vermelhos com essas sandálias. Foi o fim: mãe não quero essas meias ficam muito mal com as sandálias, mãe não se mistura vermelho com cor-de-rosa, mãe não vou assim. Conclusão a mãe foi desencantar uns soquetes brancos, porque eu não cedia, à rua não saía eu com cores mal combinadas, cruzes!

As minhas eram desta cor. Estas são Melissa Shoes
Outro passatempo em criança era pintar naqueles livros de colorir, e jogar com as cores. Daqui para a roupa, para a decoração e tudo o mais que envolva cor é comigo. 

Durante muito tempo não percebi que isto que para mim é inato representa um problema dos sérios para outras pessoas. Sobretudo então perceber as cambiantes de cores. Por exemplo tenho umas calças estampadas em vários tons, um deles o verde. Eu sei que o facto de lá estar o verde não quer dizer que qualquer tom de verde serve para ali, mas já fiz o teste e houve mais do que uma pessoa que me aconselhou tons que não tinham nada a ver apesar de serem verdes. Percebem a ideia?

Saber que um certo tom de tinta vai ficar bem naquele espaço, sei-o, mas tive séries dificuldades em convencer que o hall de entrada devia ser pintado em laranja-toledo. Agora é uma das divisões mais elogiadas da casa. E o escritório que tem uma parede vermelho imperial, essa colou bem mas acho que foram as questões clubisticas que levaram a melhor. O quarto do filhote vai ter duas cores, ah e tal como é que se vai fazer para pintar 1/3 da parede azul real e 2/3 de azul céu é melhor ser tudo de uma cor só. Não.

Enfim de facto entendo porque é que os génios, cof cof cof modéstia à parte que não sou nenhum génio, foram tão incompreendidos. Quando se tem uma capacidade que não é partilhada pela maioria às vezes é dificil implantar conceitos novos.

Claro que também tem o lado bom gosto quando as pessoas me pedem ajuda para escolher outfits, porque de facto é algo que me diverte fazer.

Mau mesmo é que também tenho verdadeiro pavor ver os outros com cores mal combinadas simplesmente não me consigo abstrair enquanto tenho no campo de visão alguém mal combinado.







Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários