terça-feira, 9 de julho de 2013

A minha predileção pelos policiais de Agatha Christie




Aos 18 anos comecei a ler os policiais escritos por Agatha Christie e confesso-me viciada nos seus livros ao ponto de já ter lido alguns mais do que uma vez.

Os seus detectives principais: M. Hercule Poirot e Miss Jane Marple são absolutamente fantásticos cada um ao seu estilo.

M. Hercule Poirot um policia reformado de nacionalidade belga (tantas vezes confundido na sua nacionalidade) tem uma personalidade excêntrica e uma mente brilhante. 

"Por que não seria belga meu detetive? Deixei que crescesse como personagem. Deveria ter sido inspetor, de modo a poder ter certos conhecimentos sobre crimes. Seria meticuloso, ordenado, pensei com meus botões, enquanto arrumava meu quarto. Um homenzinho bem ordeiro. Parecia-me até que o via, um homem muito alinhado, sempre cuidando de colocar tudo no devido lugar, amante dos objetos aos pares, das coisas quadradas, e não redondas. . E seria muito inteligente — teria muitas células cinzentas —, essa era uma boa frase, devia recordá-la: ele possuiria não poucas células de matéria cinzenta. Seu nome seria espetacular — um desses nomes como existiam na família de Sherlock Holmes. Como era mesmo o nome do irmão dele? Mycroft Holmes! E se chamasse ao meu homenzinho Hercules? Ele seria um homem baixo — Hercules seria mesmo um bom nome. Seu sobrenome era mais difícil. Não sei por que me decidi por Poirot. Se fui eu própria quem o inventou, ou se o vi em algum jornal, ou escrito em algum lugar, não sei — mas assentei que seria esse o nome. Combinava bem, não com Hercules, com s, mas sim com Hercule — Hercule Poirot. Estava certo, assente, graças a Deus!(...)"
Esnips Autobiografia de Agatha Christie

Miss Marple é uma senhora solteirona que vive no vilarejo de St. Mary Mead e atua como detetive amadora. Ela desvenda os mais intrincados mistérios, baseando-se apenas em seu profundo conhecimento da natureza humana.  

"Não houve maldade em Miss Marple, ela simplesmente não confiava nas pessoas. Embora ela esperasse o pior, muitas vezes ela aceitou gentilmente as pessoas, apesar do que eles eram".

Agatha Christie-Detectives and Sidekicks

Os detetives secundários que apareceram ocasionalmente em algumas das suas obras são:

Tommy e Tuppence Beresford

Parker Pyne

Ariadne Oliver

Uma das suas obras mais conhecidas é sem dúvida o Crime no Expresso do Oriente, mas pessoalmente o meu livro preferido é mesmo o último Cai o pano: o último Caso de Poirot.

 

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários