segunda-feira, 1 de julho de 2013

Vale a pena investir num bom relacionamento que nos faz evoluir e crescer enquanto seres humanos

Karen Tarlton


Vivemos tempos nos quais os  relacionamentos se constroem e descontroem a uma velocidade frenética - como tudo o resto aliás - vale a pena parar um pouco e observar à nossa volta, para descobrirmos que ainda subsistem  relacionamentos que são em boa verdade talhados no céu.

Antes de prosseguir quero explicar que lhes chamo relacionamentos e não casamentos, porque é a relação existente entre estes homens e estas mulheres que verdadeiramente importa, mais do que o vínculo contratual com que possam ser definidos.

Dos casos que conheço e porque lidei com alguma proximidade fui descobrindo os pontos-chave para estes relacionamentos excecionais. Sem dúvida alguma que a chamada quimica faz muito trabalho, mas na fase inicial, o dificil está em manter saudável e feliz um relacionamento que se quer longo.

Como descobrir se de facto a pessoa com quem estamos é a mais indicada para nós? Esta pergunta tantas vezes feita não tem uma resposta pré-definida, porque cada pessoa é um ser único e diferente, porque cada relacionamento é pessoal e intransmissivel. Por isso adiantar fórmulas que garantam o sucesso não me parece um bom princípio. Já vi um pouco de tudo e sobretudo o que para uns parece não funcionar noutros casos encaixa às mil maravilhas.

Uma das ideias mais interessantes que li recentemente é que numa boa relação os dois devem fazer com que o outro cresça. Isto é, a nossa presença na vida do outro deve sempre acescentar uma mais valia na vida dele ou dela e o contrário também.

 Um bom exemplo disto é o facto de todos nós termos pontos fortes e fracos que vão connosco para a relação. Qual a mais valia que poderemos dar ao outro? Os nossos pontos fortes, e quanto aos pontos fracos, que muitas vezes até sobressaem mais do que as ditas qualidades; tentar sempre corrigi-los ou evitar que apareçam (já se sabe que não conseguimos viver uma vida inteira sem demostrar o nosso devil side, mas evita-lo ao máximo será sempre um ponto a favor da nossa relação). 

Por muito que se fale na crise de valores que as actuais sociedades padecem, uma coisa é certa: todos nós temos valores dos quais não devemos abdicar em detrimento de ninguém. Por isso é fundamental conhecer aquela linha que divide aquilo do qual podemos abrir mão e o que não vamos ceder porque não seria correcto nem connosco, nem com o outro. A seguir conversar sobre estes temas de forma honesta e percebermos que se não estivermos em sintonia com o outro, mais vale deixarmos as coisas por aí. Já vi muito boa alminha a contrariar os seus princípios na vã tentativa de ficar com aquela pessoa porque lhe parecia uma excelente ideia e depois... um dia acordam e descobrem que andaram a criar castelos nas nuvens e adeus que as nuvens transformaram castelos em prisões.

Um outro tópico muito relevante e que só com alguma experiência se adquire, a nobre arte de fazer cedências sem cair na subserviência pura. Minhas caras e meus caros uma relação só funciona se ambos souberem ceder, não pensem que é a vossa vontade que vence sempre, porque a isso se chama egoísmo e se é para estarem com vocês mesmos estejam sozinhos que mais vale. Por outro lado não caiam na tentação de a tudo ceder só porque sim. Descobrir como equilibrar as coisas é uma tarefa para a vida. Saber quando recuar ou quando manter a nossa vontade sem com isso destruir um relacionamento implica conhecer muito bem o outro e isso significa que se vão cometer alguns erros antes de se começar a acertar, mas por favor não desistam só porque o outro não levantou a mesa (true story).

Acreditar no amor que o outro nos devota é fundamental para não se cair no ciume tolo e funesto. Uma coisa é ter-se dúvidas se houver motivos para isso coloca-las diretamente (sem cenas melodramáticas) outra é ter ciumes doentios, daqueles que corroem e destroem o outro porque por muito inocente que esteja não tem como combater a possessividade.

Namoro constante no matter what. Os homens são mais fisicos e por isso gostam de apalpar e acariciar em qualquer altura (dentro de 4 paredes naturalmente, em público devem ser refreados esses gestos que se querem intimos porque ninguém tem nada a ver com isso), minhas senhoras não se façam de esquisitas e correspondam. O sexo é importante, mas este namoro é um agrado extra. 

Cumplicidade, amizade e partilha conseguirem tudo isto é a raíz de qualquer relacionamento. Não é que se devam isolar dos outros, mas compreendam se querem investir numa relação o outro torna-se o mais importante e as vossas decisões devem ser tomadas em conjunto e de preferência sem intromissões alheias. Pedir opinião apenas em quem se confia totalmente mas não se esquecer que em última análise são os dois que sabem o que é melhor para vocês.

Saber perdoar e avançar em frente sem rancores nem ressentimentos: esta é dificil, mas se a pessoa em questão valer a pena saibam que é nos momentos mais dificieis que se vê a solidez da relação. Hoje perdoa um amanhã perdoará o outro. Boas atitudes atraem boas atitudes no outro. 

Outros temas que aqui não foram abordados, porque vão ter direito a post no futuro.










Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários