quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O que vestir eis a questão

Lipstickjungle: são giras, sexys e vocês podem ser assim


"Vista-se para o trabalho que quer e não para o que tem."

Esta espécie de mantra usado em tantos livros e cursos sobre  imagem pessoal é, no entanto ignorado e esquecido por muitas pessoas que julgo eu das duas uma: ou andam distraídas ou não acreditam no poder que a imagem certa nos confere.

Ah já vos estou a ouvir dizer: pois para ti é fácil, gostas de roupinhas e de carteiras e de sapatos, sabes sempre como andar apresentável, maquilhas-te todos os dias e por aí fora. De facto para mim sempre foi natural andar apresentável, arranjada e sou mesmo daquelas que não vai ao supermercado de cara deslavada, a única exceção é quando vou pôr o lixo nos contentores e só porque só estou 2 minutos fora da porta.

Adiante, se para mim é fácil entendo que exista por aí muita boa alma para quem não seja. Aquilo que eu pretendo aos escrever este post é que compreendam que não é impossível: de incio vai custar, vai exigir disciplina e reorganização do vosso tempo, se calhar vão ter de ler e aprender um boacado sobre como se vestir maquilhar e escolher os acessórios certos. Mas trata-se de encarar esta preparação como um aumento dos vossos conhecimentos que vos vão permitir investir em vós mesmos, melhorar a vossa auto-estima e com isso estar melhor junto dos outros e com uma cara mais sorridente e radiante. São só ganhos não duvidem. 

No mundo do trabalho é cada vez mais necessário ter a imagem certa, isto não é fútil ou bacoco contrariamente ao que possam pensar. Se são daqueles que acreditam: o que importa é que eu seja competente o resto não interessa muito repensem outra vez. Quem vos  está a ver tem olhos na cara não consegue ver de imediato a vossa comptência ou todas as outras qualidades que possuem. Todos nós somos influenciados pela aparência do outro e se o outro tem roupas desadequadas, sujas, se o cabelo tem mau aspecto, se a cara estiver maltratada, etc, esqueçam lá o vosso interior magnifico porque o que se vê por fora cria automaticamente má impressão e não se esqueçam as primeiras impressões contam e muito. 

Não confundam isto com ai se eu não for uma top-model nada feito, ou as tipas boazonas é que se safam, ou se eu fosse o Orlando Bloom é que era. Errado quando se fala de aparência e de roupa está-se a falar de tirar o melhor partido daquilo que fomos dotados pela mãe natureza. A maioria das pessoas não se enquadra nos afamados padrões de beleza, mas isso na realidade só interessa a quem vai fazer carreira em áreas de moda e afins. Aos demais o que interessa é estar apresentável, repito utilizando da melhor forma possivel os atributos que tem. Isto implica conhecer-se a si mesmo e ter auto-estima. 

O que fazer então para melhorarmos?

- Se não se sentem à vontade e se sentem perdidas leiam, vejam videos no youtube de auto-maquilhagem, peçam ajuda a quem trabalha em lojas para escolher o que vos fica melhor (mas olhem primeiro para a pessoa para ver se vos vai ajudar ou se está ali para vos impingir qualquer coisa, ouçam também o seu discurso e mantenham o espírito critico). 

- Enquanto a experiência não é muita fiquem-se pelo básico e essencial tanto na roupa, como nos acessórios e na maquilhagem. Uma boa imagem depende mais do básico do que do excessivamente construído.
As minhas regras básicas que aqui partilho convosco são:

- Preparar de véspera a roupa: escolher um dois conjuntos, verificar o estado da roupa, dos sapatos e dos acessórios (de manhã não vão ter tempo para nada disto e depois... asneira. Já me aconteceu várias vezes, ninguém é perfeito).

- Para a carteira há duas opções: Ou escolhem uma que vão usar a semana toda, por exemplo. Se esta for a minha opção opto pela cor camel e de tamanho médio que me permita carrega-la conforme as necessidades do dia.

Ou vão mudando conforme a roupa do dia. É engraçado faze-lo, mas não se esqueçam de tratar da escolha e da mudança também de véspera, porque de manhã vão esquecer-se de alguma coisa na outra carteira (bom a mim às vezes mesmo de véspera corre mal e só dou por ela quando estou no elevador, mas vá eu sou um bocado despistada).

- Estou de rastos apetece-me ficar na cama, porque dormi 5 horas e agora é que sabia bem: as mães e todas as que gostam de se deitar tarde sabem do que eu estou a falar. Os truques: um toque de cor na maquilhagem - em dias menos bons é fundamental apostar nos cremes para tratar da má cara e depois na maquilhagem para realçar o que temos de bom; um bom acessório ou uma peça de cor forte junto ao rosto, nada de tons pastel nem pretos nem coisas que não nos favoreçam. Bebam um café bem forte antes de sair porta fora, não vão para o trânsito ou para os transportes com sono, porque se forem ao volante os reflexos ficam mais lentos e nos transportes ainda adormecem e passam a vossa paragem.

- Escolham roupa confortável e que vos favoreça, se têm problemas de transpiração evitem os tecidos que vos fazem sauna ou aqueles que vão ficar amarelos com a mistura do suor e do desodorizante. Usem sapatos confortáveis e se quiserem usar saltos mas têm dúvida se os vão aguentar durante 10/12 horas metam na carteira umas sabrinas para trocar quando necessário, dores de pés e pernas aparecem na cara e no humor é certinho.

- Socorro adormeci e não tenho tempo para nada! Errado. Há sempre tempo para colocar um BB Cream, máscara de pestanas e baton nude e fazer um apanhado no cabelo, basta isto para fazer a dieferença.

- Estojo de maquilhagem para o trabalho: a minha bolsa é enorme tem tudo, literalmente tudo. Porquê? Porque eu gosto de acabar de me maquilhar antes de entrar ao serviço e de retocar se for caso disso. (um dia dou-vos a lista completa do conteúdo da bolsa). 

Mas o fundamental mesmo:

- Pó compacto ou creme compacto, 
- Máscara de pestanas, 
- baton, 
- cotonetes para corrigir os esborratados, 
- geleia real para hidratar o que for preciso, 
- lápis dos olhos se o usarem, 
- espelho pequeno, 
- escova ou pente pequeno,
- toalhetes


Por fim: não tenham vergonha de serem vaidosas (não em excesso), não tenham medo de parecerem futeis ou bacocas - porque só tem este medo quem não é futil ou bacoca, aposto que nunca tinham pensado nisto. Aprendam a gostar de vocês, porque esse é o primeiro passo para a felicidade. Sorriam muito e a todos, ainda que estejam um caos por dentro, um sorriso faz maravilhas, resolve e evita muita coisa. 

Ok o texto foi escrito sobretudo para o publico feminino, para o homens as principais recomendações são as mesmas. Cuidado com o que vestem mesmo que tenham um emprego mais informal.  Se tiverem de usar fato, o que acontece com regularidade, percam tempo a escolhe-los, invistam em bons materiais e atenção ao corte. Peçam ajuda à mãe, à namorada, à irmã e levem-nas convosco, porque contrariamente a vocês as mulheres gostam de ir às compras (e alguns homens também, ou será que é só o meu?).
Usem cremes que não perdem a vossa masculinidade por tratar da cara ok? Mantenham a barba feita, sim a maioria das mulheres gosta daquela barba de 3 dias, mas mais do que isso não. O cabelo também deve andar cuidado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários