quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Banalização da palavra humilde









..."a nossa equipa vêm por este meio, pedir humildemente, a sua participação num breve questionário"...

Este é um exemplo prático de como a palavra humilde é usada a propósito de tudo e de nada tornando-se ridiculo o seu uso. No caso trata-se um grupo de trabalho que precisa que lhe respondam a um questionário. Para isso não necessitava de usar o termo humildemente para pedir que respondam ao dito, dá a sensação a quem lê que estão a pedir perdão por terem cometido alguma falha e estão a faze-lo perante alguém seu superior.

Desde há uns anos a esta parte tornou-se moda usar o termo humilde e suas variantes, porque se crê que assim se está a ser politicamente correcto, não se tem peneiras, não se é vaidoso enfim não nos estamos a colocar acima dos outros.

Mas querem saber uma coisa, a maior parte das vezes que eu ouço alguém a empregar esta palavra o que penso é: és um mentiroso e um hipócrita estás a ser falso e és um peneirento. Pois para mim a verdadeira humildade não é anunciada aos outros é vivida por cada um de forma discreta. As pessoas que eu conheço veradeiramente humildes não usam essa palavra no seu discurso.

Não é usando esta palavra que nos tornamos automaticamente bem vistos aos olhos dos outros; pensei nisso antes de a pronunciar ou escrever.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários