terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia Internacional do livro infantil







Comemora-se hoje o Dia Internacional do livro infantil, e esta data é sempre um bom pretexto para uma chamada de atenção para a necessidade de criar hábitos de leitura nos mais novos. 

 O International Board on Books for Young People criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

Eu sou uma apaixonada por livros (herdei essa paixão do meu pai) e por isso tenho incutido no meu filho desde o berço esse gosto. Os livros alimentam-nos a alma e o espírito, alargam os nossos horizontes e permitem-nos fazer viagens imaginárias não só pelos locais onde se desenrola a narrativa, mas também pelos acontecimentos históricos, pelos personagens e suas vivências, e por aí fora.

Por isso é me tão difícil entender como há tão poucas pessoas a gostar verdadeiramente de ler e acha-lo enfadonho. Suponho que a disciplina de Português não tenha dado o seu melhor contributo para mudar esta forma de pensar. Felizmente tive três professores de Português ao longo da minha vida académica que me marcaram um porque aumentou ainda mais a minha vontade de ler, e as outras duas o gosto pela escrita.

Segue aqui o link para o cartaz deste ano alusivo à data.

A minha sugestão arranjem um tempinho para ler com os vossos miúdos (filhos e para quem não os tem, irmãos, sobrinhos, primos...)  uma história e expliquem-lhes que dia é hoje. Plantem a semente da leitura e deixem-na crescer com eles, é um belo presente.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários