quarta-feira, 10 de abril de 2013

O elogio às peles brancas








Hoje quero falar da beleza das mulheres de pele branca e que ninguém parece entender, por muito que se explique.

Sempre li belíssimas descrições das mulheres de tez branca como as que aqui transcrevo e que são apenas dois dos muitos exemplos na literatura:

"Jenny era duma destas jovens inglesas cuja suavidade e correção de contornos, alvura e delicadeza de tez"...

Julio Dinis
In Uma Família Inglesa


"Nenhum véu, nessa tarde, lhe assombreava o rosto. Mas Carlos não pôde detalhar-lhe as feições; apenas de entre o esplendor ebúrneo da carnação sentiu o negro profundo de dois olhos que se fixaram nos seus."

Eça de Queirós
In Os Maias


Mas claro que todas elas se reportam a um período anterior ao apogeu das férias nas praias e do culto do tom bronzeado que se tem vindo a tornar obsessivo e está para além daquilo que é normal e saudável. O inicio do novo século trouxe consigo este regime e desde as figuras mais mediáticas a um qualquer desconhecido toda a gente tem de ter uma pele bronzeada para ser bonita, a que preço não importa. Os tons são por vezes ridículos de tanto esforço, mas isso parece não ser relevante.

Eu tenho pele clara e se quando era pequena apanhava sol e ficava morena, depois dos 18 anos isso começou a ser raro (pelos vistos a produção de melanina foi baixando). Ou seja eu tenho pele clara 365 dias por ano. Eu aceitei isso e não me aborreço muito, mas pelos vistos isso confunde muito os outros. Estou sempre a ouvir estes e outros comentários: a menina tem de dar mais cor a essa carinha, olhe que está muito branquinha, está tudo bem consigo? Tem de usar mais blush (e fico com cara de palhaça, não me parece obrigada). Ah! não faz praia, está tão branquinha! Faço, mas não fico morena. Ah, mas não pode usar tanta proteção. Pois mas ou uso ou pareço camarão e volto a ficar branca.

Quero esclarecer uma coisa, eu gosto de ter a pele clara, não quero "pintar" a pele de castanho, só porque os outros acham que sim. Por favor aceitem as mulheres de tez alva e que apreciam ou seu tom e que não querem fazer parte da ditadura do bronzeado.Agradecida




Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários