sexta-feira, 26 de abril de 2013

Até para usar o Facebook são precisas boas maneiras





O facebook está na vida de quase todos nós quer em termos profissionais quer em termos pessoais. Tem feito correr muita tinta sobre as suas vantagens e inconvenientes e a razão que me leva a escrever mais um artigo sobre o facebook é porque percebo que apesar de tudo o que é dito, muitos utilizadores continuam a fazer um mau uso desta ferramenta.

A utilização do Facebook pressupõe (ou deveria pressupor) regras básicas de boas maneiras, porque estamos a interferir na vida dos outros e por isso, como o meu pai sempre me ensinou: "a minha liberdade termina onde começa a do outro".

Aqui vão alguns temas que não deviam ser "postados" porque não interessam a ninguém, nem ao menino Jesus, nada, nadinha (deixa-me reforçar bem esta ideia a ver se entra na cabeça de muito boa gente):

1) Dietas e exercicio: não queremos saber quantas calorias perderam no passeio que deram hoje, nem quantos Kilómetros correram.

2) Fotos de comidas ou bebidas: no ultimo Verão fui bombardeada com milhares de fotos dos lanches, almoços, jantares, ceias e o diabo a quatro que os meus facebook friends andavam a degustar. Ninguém quer saber disto para nada. Comam e bebam e que vos faça bom proveito, mas não queremos fotos.

3) Deixar frases a meio ou colocar comentários enigmáticos: eu sei que se costuma dizer "que para bom entendedor meia palavra basta", mas não é verdade. Na maior parte das vezes fica-se com cara de parvo a ler estes posts e a pensar: já dizias o queres. Se é para alguém em particular que vai entender as entrelinhas mandem apenas para essa pessoa ou pessoas.

4) Requests para jogos: apesar de existirem muitas pessoas que jogam joguinhos do FB outras não acham graça nenhuma (moi nunca jogou nem tenciona faze-lo). Não enviem convites  a torto e a direito. Descubram quais dos vossos  facebook friends joga e convidem-nos a eles.

5) Mães/Pais galinha: Os nossos filhos são um grande motivo de orgulho e quando são pequenos têm muita piada. É certo que sim, mas acreditem que os outros, na maior parte das vezes, não lhe acha assim tanta graça. Mais, a maioria das pessoas publica imagens de menores sem quaisquer cuidados o que é no minimo falta de bom senso.

6) Detalhes da vida pessoal: parece-me que muito boa gente se esqueceu do que significa vida pessoal: quer dizer que não é publica, que não é para ser lida por milhares (sim podem ser mesmo milhares) de outras pessoas.

7) Postar todos sitios onde se vai: onde esteve há cinco minutos? Na taberna do Ti' Quim não interessa nada a ninguém. Ninguém quer saber a sua rotina diária. Se for algum sitio de que gostou bastante e quer partilhar ok, mas todos os sitios não!

8) Albuns de fotos: não percebo o porquê de partilhar as fotos pessoais de férias, jantaradas, com amigos ou sem amigos. A coisa até pode ter sido fantástica, mas partilhar 50 fotos com meio mundo não faz sentido nenhum. Se querem partilhar com a vossa lista completa de facebook friends limitem-se a 3 ou 4 e que sejam mesmo interessantes.

9) Spam de eventos: Não partilhe eventos que nem sabe ao certo o que são.

10) Viciados em likes: não esteja sempre a fazer likes nos posts dos outros, porque dá a ideia de perseguição. Não é cool como muitos pensam.



Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários