segunda-feira, 15 de abril de 2013

Da inveja há a dizer








Desde pequena que ouço dizer que é muito feio ter-se inveja dos outros e assim  esse sentimento não chegou a desabrochar dentro de mim. Até porque sempre fui muito pacata e obediente ao que me diziam. Se era feio ou não se fazia isso para mim bastava.

Mas este é o meu caso, porque aquilo que eu mais conheço são pessoas invejosas, por isso das duas uma: ou ninguém lhes disse que era feio ser-se invejoso ou fizeram ouvidos moucos a essa recomendação. É uma chatice, senão para os invejosos pelo menos para quem tem de os aturar e tanto faz que o alvo da inveja seja eu mesma, como sejam simples comentários sobre outras pessoas conhecidas ou não.

Dos sentimentos despreziveis que os humanos sentem uns pelos outros este é um dos piores, não é por acaso que é um dos sete pecados mortais.

 Quando o alvo sou eu, penso sempre no que me disse a minha mãe: mais vale o mal de inveja do que o bem de piedade. Querendo com isto dizer que se alguém tem inveja de nós significa que somos suficientemente bons nalguma coisa, ao passo que ter pena de nós significa que somos uns desgraçadinhos.

Por isso assim como assim aos que me invejam digo: bom para vocês! E prossigo o meu caminho.


"A inveja é uma confissão de inferioridade"
in minuto da sabedoria

Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários