domingo, 7 de abril de 2013

As minhas divagações de domingo à tarde: os sapatos








Hoje ao sair de casa dou de caras com a montra de uma nova sapataria e o que vejo eu: alguns dos pares de sapatos mais feios e foleiros de que tenho memória. Arrepiei-me toda e passei ligeirinha, mas na volta a curiosidade é tramada e lá fui eu espreitar para dentro da loja. Cruzes canhoto! É mesmo como se diz: "se é assim na montra imagino no armazém" (neste caso na loja). A verdade é que por muito más que as coisas nos pareçam, não duvido que haja pessoas desejosas de os comprar e é aí que eu quero chegar: "gostos e cores não se discutem", sempre ouvi dizer, mas se a uns sapatos de gosto duvidoso se junta a má qualidade então é um desastre total.

Os tempos estão dificeis, o dinheiro não abunda na maioria das carteiras, mas por isso mesmo devemos ter cuidado com o que compramos. O barato sai na maioria das vezes caro, porque dura pouco tempo, muitas vezes não dura sequer a estação completa e lá será necessário comprar mais um ou dois pares. Conclusão: se comprarmos dois pares baratos gastamos quase tanto como se comprarmos um par de sapatos de melhor qualidade e que podem e devem ser comprados em promoções ou se der para esperar, em saldos.

E por esta altura já estão todas a pensar, mas assim não posso ter vários pares para ir trocando e combinando. É verdade que não vão poder ter  10 pares de sapatos diferentes de uma só vez, mas vão lá chegar com toda a certeza, porque os bons sapatos escolhidos com cuidado e tendo sempre presentes algumas regras básicas duram uns anos.

Comecem pelas cores: preto, castanho, camel, nude, azul marinho fazem sempre parte e conjugam com a maior parte das cores do vestuário.

Tendências: das duas uma ou têm "olho" e andam sempre em cima do assunto para conseguirem conhecer e analisar as tendências e entender aquilo que se vai manter por uns aninhos e são as chamadas boas apostas. Ou optam pelos mais clássicos e confortaveis que se mantém inalterados por mais tempo.

Materiais: peles, camurças de boa qualidade e maleaveis são as matérias-primas de excelência.

Ah mas eu adorei aqueles sapatos azul turquesa  / amarelos / verdes / estampados que vi na montra!

Primeiro não entrem na loja para os comprar no impulso do momento gravem-nos na vossa cabeça e vão para casa pensar. Abram o armário olhem para a roupa e façam combinações mentais e a seguir decidam quantas vezes os vão usar e não se esqueçam que sapatos muito marcantes cansam-nos rapidamente. Neste caso podemos comprar um par mais barato (mas definitivamente não tão foleiro, que a vulgaridade vai gritar bem alto e aí adeus) para quando a tendência passar na estação seguinte não nos custe assim tanto.

O meu exemplo prático: sou uma pessoa clássica, mas que precisa sempre de ter um par de sapatos diferentes para aqueles dias em que a cabeça acorda virada para o outro lado e preciso de algo que me distinga no meio da multidão. Por isso gosto sempre de investir num  par de sapatos diferentes por estação nunca gastando mais de 50€. A minha aquisição desta primavera foram umas sabrinas em fúcsia, debruadas a azul indigo com aplicações em dourado usando a tendência cores néon que surgiram nas ultimas estações e que permanece na Primavera/Verão 2013.

Quanto ao par clássico da estação, ando de olho nuns scarpin nos tons pastel, porque este modelo de sapato andava arredado das colecções, mas está a regressar e vai permanecer por uns tempos.

Boas aquisições


 



.
 

2 comentários:

  1. Há por aí muuito sapato de péssima qualidade, mas também se encontram sapatos acessíveis que duram muito. Sou especialmente exigente com os moldes, mas a nível de materiais, não sendo pele, convém que seja tecido ou este "veludo" que agora se vê bastante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é verdade que há sapatos acessiveis que duram e eu como colecionadora de sapatos tenho vários pares que me duram uns anos e que não custaram uma fortuna. Definitivamente ter em atenção aos materiais e acabamentos é o que mais importa. Mas a tal sapataria que eu aqui mencionei junta o piroso ao foleiro e é mesmo de fugir ;-)

      Eliminar

A gerência agradece os vossos comentários